O Serviço de Animação Bíblica (SAB) é uma unidade de Paulinas, com a missão de despertar nas pessoas a paixão pela Palavra de Deus, e contribuir no seu processo de crescimento nas dimensões: pessoal, comunitária, eclesial e social, através do estudo, da partilha e da oração visando ao aprofundamento da experiência e vivência da Palavra.
Oferece um ambiente acolhedor e condições para o desenvolvimento de cursos temáticos. Também oferece um novo jeito de ler, estudar e entender a Bíblia. Esse estudo considera o contexto histórico onde ela surgiu e à sua luz, iluminar a realidade da vida do povo de hoje.
O empenho maior do SAB tem sido a capacitação de pessoas para se tornarem multiplicadoras da Palavra, por meio do “Projeto Bíblia em Comunidade”. Esse projeto se desenvolve em 4 anos, na forma de curso presencial que integra a experiência e o estudo da Palavra. Esse projeto favorece um processo de crescimento pessoal, comunitário e eclesial num ambiente de acolhida, oração, encontro, estudo, reflexão, partilha e aprofundamento da experiência e vivência da PALAVRA.
Para melhor servir, o SAB também oferece às pessoas, grupos, comunidades, paróquias e dioceses cursos de formação bíblica para os agentes que atuam nas diversas pastorais, como catequese, liturgia e outras, na sede e fora da sede do SAB.
Nossos objetivos
1. Despertar e cultivar, nas pessoas que freqüentam o SAB, paixão pela Palavra, a fim de que cheguem à experiência do encontro com o Deus da Vida, pela oração, partilha, estudo e aprofundamento, levando-as a re-significar e qualificar suas relações com o outro, consigo mesmas, com o mundo e com Deus.
2. Criar e promover, na sede e fora da sede do SAB, cursos bíblicos sistemáticos para lideranças, visando o processo de crescimento, integração e humanização individual, comunitário, eclesial e social, capacitando-as a se tornarem multiplicadoras da Palavra, no meio em que vivem e atuam, a partir do estudo e da experiência vivida.
3. Promover cursos de aprofundamento bíblico catequético, para pessoas e grupos, favorecendo o processo de crescimento pessoal, comunitário, eclesial e social.
4. Criar subsídios nas diferentes linguagens e meios de comunicação, para atender à diversidade de público, possibilitando condições para maior integração entre Palavra e Vida, Vida e Palavra.
5. Contribuir com a Igreja e as demais Instituições Bíblicas, na demanda pelo estudo e aprofundamento da Palavra nas pastorais, movimentos, grupos e Igrejas.