Irmã Joana prepara a Celebração da Semana Bíblica Nacional (15 a 22 de setembro de 2024) nas famílias, em Mecúfi- Cabo Delgado/Moçambique. Fotos: Arquivo Pessoal
“Sou Irmã Joana Alexandre de Arruda, da Congregação das Irmãs de São José de Chambéry e no momento vivo no Distrito de Mecúfi – Província de Cabo Delgado – Moçambique.
Mecúfi tem como religião predominante o islamismo, mas vive-se uma boa relação com a população local. O Distrito, no entanto, sofre com ataques periódicos de grupos armados que provocam medo, insegurança, deslocamento de dezenas de famílias, saques, assassinatos, raptos, etc.
No momento a situação é de relativa calma e nossa ação missionária se dá no acompanhamento à comunidade católica local que é bem pequena, na visita às famílias e pessoas doentes, a pessoas e famílias deslocadas, no atendimento a mães com crianças em situação de desnutrição grave, a quem é dado uma multimistura que contribui para o aumento de peso dos bebês, no esforço de alfabetização de um grupo de crianças e adolescentes, na participação nas Comissões da Diocese de Pemba.
O Espírito Santo é a grande força motriz que nos faz ficar ao lado do povo, sobretudo daquelas pessoas mais vulneráveis.
Sinto a presença do Espírito Santo através da oração pessoal, comunitária e eclesial, pelo apoio que se recebe de Dom Juliasse, bispo da Diocese de Pemba, dos padres, religiosos e religiosas que atuam na Diocese, das muitas visitas solidárias que passaram pela Diocese nesse último ano, que se dispuseram a escutar as alegrias e dores nossas e do povo.
Também percebo que essa força do Espírito Santo se revela pelo nosso carisma de unidade, pela constante oração e apoio de nossa Província do Brasil, irmãs e pessoas leigas e de toda a Congregação.
Celebração da Semana Bíblica Nacional (15 a 22 de setembro de 20240 nas famílias, em Mecúfi- Cabo Delgado/Moçambique. Fotos: Arquivo Pessoal
É por causa dessa força dinâmica do Espírito Santo que sou capaz, com a comunidade religiosa, de permanecer como presença missionária em Mecúfi”.