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“Fala com sabedoria, ensina com amor” (Pr 31, 26) Uma contribuição bíblico-teológica

Foto: Juliene Barros

O Livro dos Provérbios faz parte do grande elenco dos Livros Sapienciais e é um livro de bastante importância. Em síntese, o Livro dos Provérbios pode ser dividido em duas partes ou dois gêneros textuais: os provérbios e as instruções, além de conter outros gêneros como “enigmas exortações proféticas, admoestações ou advertências, autoelogios de personificações e metáforas ampliadas ou histórias exemplares” (BERGANT: KARRIS, 2014, p. 235).

Exprime orientações para os jovens, através da Sabedoria que é resgatada com o cotidiano da vida, pois, “o discípulo é instruído sobre as grandes e as pequenas coisas que ajudam a viver, visto que a vida se desenvolve tanto no nível cotidiano quanto em relação ao mistério de Deus e, portanto, aos grandes ideais” (LORENZIN, 2020, p. 35).

O Livro dos Provérbios podem ser divididos da seguinte forma: “nos primeiros capítulos (1-9) e a na conclusão (31, 10-31) é apresentada a senhora Sabedoria, porque somente ela pode oferecer a possibilidade de viver. A parte mais ampla do livro (10, 1-31, 9) compila uma série de conselhos práticos sobre a vida diária” (LORENZIN, 2020, p. 35).

Na perícope que compreende o Livro dos Provérbios 31, 1-31, apresenta a chave de leitura de todo o Livro dos Provérbios. Traça o perfil da mulher “ideal”, “mulher forte, sábia e temente ao Senhor” (LORENZIN, 2020, p. 54).

Esse poema é um ato de reconhecimento da dignidade da mulher, mãe e esposa, frente aos preconceitos enfrentados em sua época: “Quem encontrará a mulher de valor? Vale muito mais do que pérolas. Nela confia seu marido, e a ele não faltam riquezas” (Cf. Pr 31, 10-11).

Segundo pesquisas, uma importante forma interpretativa da perícope é que “a mulher é a imagem da sabedoria que se realiza e se manifesta na vida sábia de uma mulher real, mas é também a imagem do sábio possuído e habitado pela sabedoria que o transcende, justamente porque essa sabedoria é universal” (LORENZIN, 2020, p. 55).

Em Provérbios cpítulo 31, versículo 26, encontra-se o binômio fala-ensina, expressa a senhora Sabedoria que permeia no diálogo e no ambiente social, político, religioso e familiar a qual a mulher se encontra, pois “o ensinamento da mulher exprime sabedoria e misericórdia” (BERGANT: KARRIS, 2014, p. 259).

O exemplo da “mulher sábia” que cuida e educa a sua família a partir do seu próprio testemunho, assim, pode-se destacar no diálogo com as novas gerações e a pessoa idosa, o apelo para um diálogo intergeracional só “é possível verificar que a convivência intergeracional pode proporcionar um contexto de experiências positivas, tanto para as gerações mais jovens quanto para as mais velhas, visto que dela decorrem trocas e transmissões que colaboram para a solidariedade intergeracional familiar e influenciam o desenvolvimento e a saúde mental de seus membros” (DIAS, 2020, p. 192).

Pode-se concluir que a pessoa idosa é de suma importância no convívio com as crianças, jovem e adulta no ambiente familiar e educacional, pois a transmissão de experiências permite o crescimento eficaz em meio aos desafios que poderão aparecer na vida da atual juventude. 

 

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Irmã Alexsandra Araujo, é bacharela em Teologia e graduanda em Sistemas para Internet. No momento, é responsável pelo Departamento de Internet – Paulinas Brasil.

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