Sala de imprensa
Sala de Imprensa

“Livro de Ezequiel: ‘Eu vos darei um coração novo’ (Ez 36,26)” aprofunda o tema do Mês da Bíblia de 2024

Com alegria, a Paulinas Editora lança a obra “Livro de Ezequiel: ‘Eu vos darei um coração novo’ (Ez 36,26)”, que tem como finalidade aprofundar o conhecimento do tema do Mês da Bíblia de 2024 – o Livro de Ezequiel (Ez) –, promovido pela Igreja Católica Apostólica Romana.

O livro de Ezequiel pertence aos chamados “profetas maiores”, e sua pregação retrata vários períodos do ministério profético que exerceu no século VI a.C., embora algumas partes deixem transparecer um trabalho redacional posterior.

Sua profecia se dá na Babilônia, para onde foi exilado durante a maior catástrofe do Reino de Judá e da cidade de Jerusalém. Ez é perpassado por oráculos de juízo e salvação, vários gestos proféticos, parábolas, visões de experiências de êxtase e alegorias, sendo impregnado de acusações, de forma especial contra as lideranças políticas e religiosas e contra a infidelidade do povo; contudo, é também um livro marcado pela esperança da restauração. 

Esta obra, publicada por Paulinas Editora, aborda temas teológicos da profecia de Ezequiel e visa oferecer chaves hermenêuticas para a leitura deste livro bíblico.

Ela foi organizada por Zuleica Silvano, mas é o resultado do trabalho conjunto de biblista de diferentes instituições acadêmicas, sendo os nomes dos autores e autoras e suas respectivas instituições descritas no minicurrículo indicado na nota de abertura de cada capítulo.

Após a apresentação dos elementos introdutórios sobre o profeta e seu livro (Capítulo 1), com a colaboração de Maria de Lourdes Corrêa Lima, abordar-se-á a vocação e missão de Ez (Capítulo 2, escrito por Andreia Cristina de Morais). 

Nos demais capítulos, serão propostos, como acenado, os pontos fundamentais de sua teologia. Deste modo, estudar-se-á a saída da glória de YHWH do templo de Jerusalém, retratando a destruição e, ao mesmo tempo, a esperança de Judá, descritas em Ez 4‒11 (Capítulo 3, escrito por Jackson Câmara e Francisco Márcio Bezerra dos Santos). A visão teológica da história e a centralidade do culto, aspectos próprios da Teologia de Ezequiel, serão abordadas por Zuleica Silvano, ao falar sobre a acusação da infidelidade de Jerusalém e de Israel e sobre a fidelidade de Deus em Ez 16 (Capítulo 4). Jaldemir Vitório tratará do tema da responsabilidade individual em Ez 18 (Capítulo 5), e João Claudio Rufino abordará os oráculos contra as nações estrangeiras (Ez 25-32), de forma especial contra Amon (Capítulo 6). A crítica contra aqueles que deveriam apascentar o rebanho (Ez 34) e a visão de Deus como Pastor de Israel (Capítulo 7) serão trabalhadas por Sue’Hellen Monteiro de Matos. 

Os demais capítulos, sobre a justiça e a santidade de YHWH contra Edom (Ez 35) e a favor de Israel (Ez 36) (Capítulo 8); a esperança em YHWH (Ez 37), Senhor da vida, que estabelecerá um novo êxodo (Capítulo 9); e o projeto de restauração, com a construção do novo Templo e a redistribuição da Terra Prometida entre as tribos de Israel (Ez 40-48) (Capítulo 10), foram escritos, respectivamente, por Leonardo A. Fernandes, Matthias Grenzer e Cássio Murilo Dias da Silva.

O estudo do Livro de Ezequiel, com as dicas oferecidas nesta obra, visa levar a uma tomada de consciência do papel profético de cristãos e cristãs ou de pessoas interessadas em viver a vontade de Deus nos mais diferentes contextos, denunciando as injustiças, anunciando a novidade do amor de Deus e, ao mesmo tempo, despertando a esperança, para consolar aqueles e aquelas que experimentam a perda, o sofrimento, a aflição, de forma especial os exilados e exiladas de sua terra por causa das guerras, ou em busca de melhores condições de vida.

Outra finalidade do estudo é avaliar os vários projetos de restauração política, econômica, social e religiosa na atualidade, tendo como critério o apelo do Senhor de substituir um coração de pedra, acomodado, sem esperança, por um espírito novo e um coração novo (Ez 36,26).

Sobre a autora

 Zuleica Silvano é irmã paulina, mestra em Ciências Bíblicas pelo Pontifício Instituto Bíblico de Roma e doutora em Teologia Bíblica pela Faculdade Jesuíta de Teologia (FAJE) em Belo Horizonte-MG. É assessora no Serviço de Animação Bíblica/Paulinas (SAB), responsável pelo subsídio do Mês da Bíblia, publicado por Paulinas, e docente no Departamento de Teologia da FAJE. Membro da ABIB (Associação Brasileira de Pesquisa Bíblica) e da Rede Brasileira de Teólogas. 

Sobre Paulinas

Referência de qualidade, ética e respeito pela diversidade cultural, Paulinas Editora está presente no Brasil desde 1931 e, ao longo de sua trajetória, vem sendo reconhecida por sua atuação com inúmeras premiações, com destaque para oito Prêmios Jabuti – o mais importante prêmio literário do País, conferido pela Câmara Brasileira do Livro –, e com participação em feiras literárias internacionais.

Assume como valores em sua ação: Alegria em servir; Amor à missão; Colaboração e criatividade; Comunhão e participação; Espiritualidade; Harmonia e beleza; Ética e responsabilidade social.


Contato para a imprensa: Marco ASA | Tel.: (11) 5081-9333 | WhatsApp: (11) 96585-1710 | [email protected]

Site Desenvolvido por
Agência UWEBS Criação de Sites