Nossa Senhora de Guadalupe
Nossa Senhora de Guadalupe ou Virgem Morenita, como é carinhosamente chamada pelos mexicanos. Neste dia de sua celebração, 12 de dezembro, a canção de Pe. Zezinho, scj, Mãe do Céu Morena nos conduz a voltar o olhar à padroeira da América Latina.
Uma composição que se apresenta como um profundo entendimento sobre essa devoção. Da mesma maneira, uma oração à Virgem Maria:
Mãe do céu morena
Senhora da América Latina
De olhar e caridade tão divina
De cor igual à cor de tantas raças
São muitas as denominações e belas imagens da Mãe de Deus reproduzidas pela arte sacra. De acordo com a cultura e o local, sua representação varia de cor, perfil e traços. De igual modo, a Mãe do Céu Morena é uma comprovação de que o divino se rebaixa ao humano e à compreensão de cada gente, dos mais pobres aos mais ricos; do branco, negro, amarelo ou vermelho. Ou seja, o céu não conhece preconceitos e identifica a preciosidade de cada ser humano.
Virgem tão serena
Senhora destes povos tão sofridos
Patrona dos pequenos e oprimidos
Derrama sobre nós as tuas graças
A aparição de Nossa Senhora ao simples indígena Juan Diego demonstra como, ao longo da história, o divino se revela aos humildes de coração. Além disso, a trajetória da América Latina foi marcada pela colonização e exploração. Consequências sociais e econômicas percebidas até à atualidade.
Derrama a esperança sobre nós
Ensina o povo a não calar a voz
Desperta o coração de quem não acordou
Há países latino-americanos que muito sofrem com governos autoritários, violência interna, pobreza, desemprego, dificuldades econômicas, entre outros.
Que a Mãe do Céu Morena renove a esperança e ensine os povos a não temerem. Que ela ainda toque nos corações daqueles que detém o poder e a autoridade para quem governam com justiça.
Aparecida e Guadalupe: a mesma Mãe do Céu
Evidentemente, o povo brasileiro é muito devoto de Nossa Senhora, seja qual for a denominação mariana.
A fim de marcar as homenagens também à padroeira da América Latina, o Santuário Nacional de Aparecida inaugurou, em outubro, um mosaico de tamanho original da imagem da Virgem de Guadalupe. Imagem esta que apareceu estampada no manto do indígena Juan Diego, no México, em 1531.
O local escolhido para o monumento foi ao lado do Obelisco do CELAM, inaugurado em 2007, na abertura da Conferência de Aparecida. Na moldura da homenagem à Morenita, há também a representação de rosas simbolizando os países da América Latina.
Ouça nas plataformas digitais Mãe do Céu Morena de Pe. Zezinho, scj, e aprofunde-se nessa linda aparição. Por fim, uma oportunidade de interceder pelos povos latinos.
Ouça também:
Em Guadalupe - Pe. Zezinho, scj, Cantores de Deus, Ir ao Povo
Maria de Guadalupe - Edmir, Anakira
Madre da América Latina - Ziza Fernandes
Madre da América Latina - Pe. Zezinho, scj
Oração à Nossa Senhora de Guadalupe