Notícias
Notícias

"Olhe para mim!" – Convite do Dia Mundial dos Pobres

O Dia Mundial dos Pobres foi instituído pelo Papa Francisco, em sua Carta Apostólica Misericordia et Misera, de 20 de novembro de 2016

 

Cartaz para a VII Jornada Mundial dos Pobres. Foto: Divulgação

Por ocasião do "Jubileu das Pessoas Excluídas Socialmente», disse o Papa Francisco: “Intuí que, como mais um sinal concreto deste Ano Santo extraordinário, se deve celebrar em toda a Igreja, no 33º Domingo do Tempo Comum, o Dia Mundial dos Pobres.

Será a mais digna preparação a solenidade de Nosso Senhor Jesus Cristo Rei do Universo, que se identificou com os mais pequenos e os pobres e nos há de julgar sobre as obras de misericórdia” (cf. Mt 25, 31-46).

I Dia Mundial dos Pobres

O Dia Mundial dos Pobres foi celebrado pela primeira vez em 19 de novembro de 2017, com o tema "Amamos, não com palavras, mas com obras". Houve uma missa especial na Basílica de São Pedro, seguida de almoço aos pobres, no Salão Paulo VI, em várias faculdades católicas e em outros locais do Vaticano. Durante a semana anterior ao Dia Mundial dos Pobres, foram oferecidos serviços médicos especializados gratuitos em uma clínica móvel.

VII Dia Mundial dos Pobres

Em  2023, no dia 19 de novembro, celebra-se o VII Dia Mundial dos Pobres (DMP), com o tema: "Nunca afastes de algum pobre o teu olhar" (cf. Tb 4, 7).

O Papa Francisco diz na sua Mensagem: "a pobreza permeia as nossas cidades como um rio que engrossa sempre mais até extravasar; e parece submergir-nos, pois o grito dos irmãos e irmãs que pedem ajuda, apoio e solidariedade ergue-se cada vez mais forte".

Conversamos com agentes de pastoral, de algumas dioceses para conhecer a programação deste dia. 

Salvador (BA)

Henrique Peregrino, da Comunidade da Trindade, em Salvador, respondeu-nos prontamente:

“Aqui, na Arquidiocese de Salvador, desde o 1º ano, preparamos e celebramos o Dia Mundial dos Pobres, sim! Quando vimos o Papa Francisco almoçar com o povo da rua, logo pensamos que tinha tudo a ver com nossa Pastoral Arquidiocesana do Povo da Rua!

A partir do II DMP, realizamos no Santuário Santa Dulce dos Pobres:

07h às 10h30 : Café da manhã e Oficinas  diversas com o povo da rua (música, corte de cabelo, saúde, assistência jurídica, arte...)
10h30: Celebração com o Cardeal dom Sérgio da Rocha
12h: Almoço para todos (as)! 400 a 600 pessoas almoçam junto com dom Sérgio da Rocha.

Animamos também a Jornada Mundial dos Pobres na semana anterior, com diversas iniciativas nas diversas paróquias da arquidiocese.
Para esse 7º DMP, teremos, em nível arquidiocesano, quatro celebrações, duas em Salvador, uma em Lauro de Freitas e uma na Ilha de Itaparica.
Várias paróquias também celebram esse dia, e preparamos para todas um livrinho com círculos bíblicos e uma proposta de liturgia do domingo”.

Na Diocese de Barretos (SP)

O bispo de Barretos (SP), dom Milton Kenan Júnior, informa:  “A Comissão Sociotransformadora de nossa Diocese há algumas semanas publicou uma carta de incentivo à realização do “Dia do Pobre” em cada uma das nossas paróquias. Nesta carta algumas sugestões foram feitas, que valerá a pena dedicar tempo para preparar e realizar, como: estandes para corte de cabelo, manicure e pedicure, organização de documentação (envolvendo empresas como Sebrae, Senac, Poupatempo, OAB), momento de espiritualidade (exposição do Santíssimo Sacramento, oração do terço, confissões), um café da manhã ou almoço, exposição e esclarecimento sobre como buscar ajuda por meio de políticas públicas e muitos outros.”

Em Belo Horizonte (MG)

Na quinta-feira, 9 de novembro, a Defensoria Pública de Minas Gerais (DPMG), a Arquidiocese de Belo Horizonte e o Vicariato Episcopal para a Ação Social, Política e Ambiental realizam, na Serraria Souza Pinto, no bairro Floresta, o VII “Dia Mundial dos Pobres”.  
“Além do atendimento jurídico e assistência psicossocial pela DPMG, serão oferecidas oficinas esportivas, espaço para leitura, lanches e almoço, orientações sobre saúde bucal, corte de cabelo, barbearia, manicure, pedicure, distribuição de roupas e calçados, pedido de certidões de registro civil, serviços de saúde como teste rápido de HIV, sífilis e hepatite e aferição de dados vitais, entre outros”. 

Articulação e animação

Pastorais, organismos e iniciativas que articulam e animam a VII Jornada Mundial dos Pobres, são: 6ª Semana Social Brasileira, Cáritas Brasileira, Assessoria de Comunicação da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Conselho Nacional do Laicato do Brasil, Conselho Pastoral dos Pescadores, Instituto Migrações e Direitos Humanos, Pastoral da Comunicação, Pastoral da Criança, Pastoral do Povo de Rua, Pastoral Operária, Serviço a Pastoral do Migrante, Setor de Mobilidade Humana da CNBB, Tv Evangelizar e Signis Brasil.

Subsídios

A Mensagem do Papa Francisco  e subsídios para este Dia podem ser acessados aqui.

 

Site Desenvolvido por
Agência UWEBS Criação de Sites