Foto: Pixabay.com
Durante o itinerário das cinco semanas da Quaresma, por meio do jejum, da oração e da esmola, fomos preparando o nosso interior para a celebração da Páscoa.
Com a entrada de Jesus em Jerusalém, o Domingo de Ramos, iniciamos a "Semana Maior", a Semana Santa. Nesta semana, acompanhamos os últimos dias da vida de Jesus de Nazaré na terra. Com Ele, sigamos seus passos, para participar também de sua Ressurreição e vida.
Contemplamos e meditamos as horas mais amargas da vida do Mestre, ao celebrar os mistérios da Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus.
Unamo-nos a Cristo, o acompanhemos neste percurso de oferta da própria vida, por meio da morte violenta na cruz, e com isto estejamos em comunhão com os sofredores da sociedade de hoje, que também injustamente são condenados.
Foto: Pexels.com
Este é um tempo favorável para rever a nossa vida, nossos comportamentos, nossas ações e, caso algo não esteja indo bem, retomar o rumo à luz de Cristo. Veja 5 dicas para esta semana:
1. Solidariedade – A sensibilidade conduz à solidariedade. Em tempos de tanta conectividade e individualismo, muitas vezes ignoramos quem está ao nosso redor, e não percebemos os seus sofrimentos. Abramos nossos olhos, olhemos a cruz do nosso semelhante, assim como fez Cireneu que ajudou Jesus a carregar a cruz. Por meio de uma escuta, um olhar, uma atenção podemos ser Cireneus na vida do nosso próximo.
2. Oração – Nos Evangelhos encontramos várias passagens em que Jesus se retira para rezar. Entre a última ceia e a sua prisão, Ele está no Getsêmani. Neste lugar, Jesus ora e se entrega totalmente ao projeto do Pai. Esta é uma semana de intensa oração. Peça a graça de viver bem a Semana Santa, e participe de todas as celebrações do Tríduo Pascal em sua paróquia ou comunidade.
3. Silêncio – A prisão, julgamento e condenação de Jesus foram marcados pelo silêncio, por poucas palavras pronunciadas por Ele. O silêncio de Jesus revelava a total confiança e o despojamento nas mãos de Deus. Perguntemo-nos: Como reagimos diante de alguma incompreensão, julgamento, calúnia? De que forma acolhemos o sofrimento em nossa vida? Em quem confiamos?
4. Empatia – Jesus curou muitas pessoas. Estas curas aconteceram porque primeiramente o Salvador entendeu a vida de cada uma delas. Que este exemplo de Cristo nos leve a nos colocarmos no lugar do outro. Isto evitaria muitos conflitos nos relacionamentos interpessoais. Peça a graça da empatia a Jesus.
5. Perdão – Por trinta moedas de prata, Jesus é negociado por um dos seus discípulos. Judas, um dos doze, o traiu. Somos convidados a cultivar um relacionamento sincero e transparente com o Senhor e as pessoas. Procurar a confissão para viver a Páscoa reconciliado com Deus e com os irmãos.
Que sua semana seja santa, e que você ressuscite com Jesus para uma vida nova.