Artigos
Artigos

5 motivos para você rezar o rosário

“O Rosário é a escada mais curta para subir ao céu”. Esta frase não é de uma santa ou santo do século XVI, muito menos de um papa. Mas sim, de um jovem chamado Carlo Acutis, falecido em 2006 e que hoje é bem-aventurado da Igreja, porém com a sua canonização já aprovada para 2025, ano jubilar.

Carlo Acutis foi um jovem do nosso tempo que viveu intensamente todas as dimensões da vida cristã, deixando para os jovens de hoje um testemunho de uma vida marcada pela oração e pela caridade, mas não por isso foi um jovem fora do mundo.

Não é por acaso que hoje ele é considerado o patrono da internet. Uma das suas iniciativas foi criar um site que apresentava todos os milagres eucarísticos registrados pela Igreja.

Mas voltando ao Rosário, com o testemunho de Carlo já apresentamos o 1º MOTIVO para rezarmos o Rosário, ele é a escada mais curta para subir ao céu, não porque é um “objeto mágico” ou uma “oração poderosa” como alguns costumam dizer, mas sim porque em cada mistério ao contemplarmos a vida de Cristo, nos tornamos mais seus discípulos missionários e assim, consequentemente, teremos uma vida de mais santidade e amor.

Quem nos apresenta o 2º MOTIVO é Santa Teresinha do Menino Jesus, quando nos diz que “Pelo Rosário, podemos tudo alcançar”. Na Igreja Santa Teresinha é a Padroeira das Missões, apesar de ter vivido seus poucos anos de vida na família e em um Carmelo. O que podemos alcançar com o Rosário? Certamente, uma vida mais serena e sempre sintonizada com Deus.

O 3º MOTIVO nos é dado por São João Paulo II, quando na Carta Apostólica Rosarium Virginis Mariae nos apresenta o Rosário como “uma oração de grande significado e destinada a produzir frutos de santidade”.

Mas o que é a santidade senão uma vida de intenso amor a Deus e ao próximo (cf. Mt 22, 37-39). “Recitar o Rosário nada mais é senão contemplar com Maria o rosto de Cristo”. 

Santa Teresa de Calcutá, nossa querida Madre Teresa, por sua vez, nos apresenta o 4º MOTIVO: “Apegue-se ao Rosário como as folhas de hera se agarram na árvore; porque sem Nossa Senhora não podemos permanecer”.

Nesta frase simples e carregada de profundidade, Madre Teresa, por sua vez também, nos fala da necessidade de termos Maria sempre perto de nós, pois ela, mais do que ninguém, nos aponta o caminho da coerência da vida cristã, isto é: “Fazei o que ele vos disser” (Jo 2, 5).

 “O Rosário é uma prece de orientação profundamente cristológica”. Assim nos fala São Paulo VI, apresentando-nos um 5º MOTIVO para rezarmos o Rosário. No Rosário, portanto, contemplando a vida de Cristo de forma integral, em cada mistério, temos a oportunidade de adentrar na profundidade e na integralidade do Mistério Pascal.

Assim, o Rosário não é simplesmente uma oração repetitiva ou monótona, mas uma oração de contemplação que, na companhia de Maria, nos orienta sempre à centralidade de nossa fé: Jesus Cristo. 

Leia mais

O rosário - a oração amada pelos santos

 

Ir. Ana Paula Ramalho é Irmã Paulina. Sou amiga de muitos santos que amam o Rosário, como São João Paulo II e o Bem-aventurado Tiago Alberione. Como eles, procuro a cada dia caminhar de mãos dadas com Maria, nossa Mãe e Rainha.

Ir. Rosa Ramalho é Irmã Paulina. Gosto de pensar os santos como pessoas transparentes que deixam a luz de Deus passar pelas suas vidas. Assim como eles me ajudam a rezar o Rosário, desejo que possam ser também a sua companhia, na oração e na vida.
 

Site Desenvolvido por
Agência UWEBS Criação de Sites