Comunicação

59º Dia Mundial das Comunicações destaca papel da mídia como instrumento de esperança

Foto: Pexels

O 59º Dia Mundial das Comunicações Sociais de 2025, celebrado na solenidade da Ascensão do Senhor, em primeiro de junho, traz como tema: Partilhai com mansidão a esperança que está nos vossos corações (cf. 1 Pd 3,15-16). Todos os anos, o Papa envia uma mensagem para a reflexão, publicada, na íntegra, em 24 de janeiro, dia de São Francisco de Sales, padroeiro dos jornalistas. 

É bom lembrar que o Dia Mundial das Comunicações foi recomendado pelo Concílio Vaticano II, no documento sobre a comunicação social, aprovado em 4 de dezembro de 1963 e que começou a ser celebrado em 1967, com o papa Paulo VI.

Dessa forma, há 59 anos o dia é celebrado para refletir sobre temas ligados à comunicação na Igreja e na sociedade, para rezar por este apostolado e contribuir para que a evangelização, pelas mídias católicas, cumpra sua missão.

Este ano a mensagem é do Papa Francisco e está ligada ao Jubileu da Esperança. Ele inicia com estas palavras: “Neste nosso tempo marcado pela desinformação e pela polarização, no qual alguns centros de poder controlam uma grande massa de dados e de informações sem precedentes, dirijo-me a vós consciente do quanto, hoje, mais do que nunca, é necessário o vosso trabalho de jornalistas e comunicadores. Precisamos do vosso compromisso corajoso em colocar no centro da comunicação a responsabilidade pessoal e coletiva para com o próximo”.

E, neste tempo de graça, tão conturbado, Francisco convida a sermos comunicadores de esperança. 

Foto: Pexels

A mensagem do Papa convida a desarmar a comunicação, evitar a agressividade e a não render à lógica da competição, da vontade de dominar e possuir, da manipulação da opinião pública.

Ele expressa o sonho com uma comunicação que não venda ilusões ou medos, mas seja capaz de dar razões para ter esperança, uma vez que a esperança é sempre um projeto comunitário.

Convida a praticar uma comunicação que saiba curar as feridas da humanidade, a contar histórias de esperança. Uma comunicação que está perto de você no dia a dia e pode ser vivenciada não só pelos comunicadores da mídia, mas por todas as pessoas na comunicação cotidiana. 

Site Desenvolvido por
Agência UWEBS Criação de Sites