Imagem: Site POM
De 17 a 24 de novembro de 2024 em Ponce, Porto Rico, acontece o Congresso Americano Missionário (CAM6).
O tema do evento é "Evangelizadores com Espírito até os confins do mundo" e o lema, "América, na força do Espírito, testemunhas de Cristo".
O objetivo do VI Congresso Americano Missionário é promover a missão ad gentes da Igreja com novo vigor, caminhando juntos na escuta do Espírito, a fim de sermos testemunhas da fé em Jesus Cristo na realidade de nossos povos e até os confins da terra.
É o objetivo final para o qual todas as nossas intenções, nossas ações, nossas orações e nossos desejos são direcionados: o que nos propomos nesta jornada.
De nossa “casa” até os confins do mundo
A América é um continente com uma diversidade de povos, de riqueza e variedade cultural, linguística e geográfica, onde convergem histórias e povos milenares. É uma diversidade de povos, irmãos e irmãs, que, unidos pela mesma fé, pelo mesmo Senhor, pelo mesmo Espírito, podem ser chamados de um só povo.
Foto: Pixabay
É essa mesma fé em Jesus Cristo que fez de muitos povos, um só e nos permite reconhecer reciprocamente como irmãos e irmãs. Essa fé sempre deu ânimo e força à caminhada de nossos povos em meio a suas luzes e sombras.
É dessa fé em Jesus Cristo que vem a grande notícia: a única que dá pleno sentido a todo homem e mulher que a acolhe. Todos unidos e com renovado ardor, partimos de nossa “casa” (América) até os confins da terra. Somos movidos pelo desejo de sermos testemunhas de Jesus Cristo com cada homem e mulher que ainda não compartilhou a experiência alegre do encontro com Deus, com nossos irmãos e irmãs e com a criação.
Cooperação e solidariedade
Como povos irmãos do mesmo continente, fazemos nosso o convite do Papa João Paulo II (1992) para o dever de unir espiritualmente ainda mais todos os povos que formam este grande continente.
Esta união aumenta os laços de cooperação e solidariedade entre suas Igrejas locais, irmãs e próximas umas das outras.
Assim, se prolonga e se torna mais viva a obra salvadora de Cristo na história da América e do mundo inteiro.
Para isto acontecer são necessárias a presença e a atividade dos missionários.
Ser missionário, em que consiste?
O presidente da Comissão Episcopal para a Ação Missionária e Cooperação Intereclesial da CNBB, Dom Maurício da Silva Jardim, diz, em que consiste ser missionário: "Ser missionário vai muito além de simplesmente cumprir tarefas. A missão é parte essencial da natureza da Igreja e de cada batizado. Não se trata apenas de atividades pontuais, mas, como trabalhamos em nossa campanha missionária, a vida é missão. Não são algumas horas do dia dedicadas à missão, mas a vida inteira se torna missão. Ser missionário é um chamado para todos os batizados, que devem viver sua missão no mundo a todo momento, 24 horas por dia. É uma vocação que nasce da nossa essência, que vem do batismo, e da própria natureza missionária da Igreja", explica Dom Maurício.
Assim, se aprofunda e melhor se compreende para viver bem o lema do CAM6: América, com a força do Espírito, testemunhas de Cristo. Peçamos esta graça rezando a oração do Papa Francisco para este grande evento:
ORAÇÃO PARA O VI CONGRESSO AMERICANO MISSIONÁRIO
Porto Rico, 17-24 de novembro de 2024
Ó Pai misericordioso,
que revelaste em teu Filho a «Boa Nova»,
proclamada nestas terras da América
por tantos missionários, em palavras e obras;
ajuda-nos a redescobrir nossa vocação de batizados
para dar um novo impulso à nossa ação missionária
proclamando, como eles, a alegria do Evangelho.
Ó Deus,
que derramas teu Espírito Santo para renovar a face da terra,
ferida pela injustiça e pelo sofrimento;
dá-nos força para caminhar, como povo de Deus,
em sinodalidade e escuta mútua,
rumo ao próximo Congresso Missionário Americano,
testemunhando juntos o amor que conquista o mundo.
Ó Deus e nosso Pai,
que escolheste Maria como modelo de evangelização
para oferecer Cristo a toda a humanidade;
faz com que, imitando seu exemplo de entrega
e sustentados por seu cuidado maternal e providente,
sejamos sempre teus discípulos missionários
até os confins do mundo.
Amém.
(Papa Francisco)