Notícias
Notícias

8º Encontro Nacional dos Cooperadores Paulinos reúne cooperadores e Irmãs Paulinas de todas as regiões do Brasil

Foto: Arquivo Pessoal Cooperadores Paulinos

No período de 23 a 26 de novembro, na Casa de Oração das Irmãs Paulinas, em São Paulo (SP), aconteceu o 8º Encontro Nacional dos Cooperadores Paulinos do Apostolado da Comunicação, reunindo cerca de 70 participantes entre cooperadores e Irmãs Paulinas, que acompanham os grupos locais das cinco regiões do Brasil, com o objetivo de animar e fortalecer a missão dos Cooperadores Paulinos do país.

Devido a pandemia da COVID-19, os encontros nacionais e regionais haviam sido suspensos. O último encontro nacional foi realizado em 2018. Em 2022, a nova Comissão Nacional iniciou sua missão para o triênio 2022 - 2025 e decidiu que era tempo para a retomada dos encontros nacionais, que são importantes momentos de partilha e enriquecimento da missão dos Cooperadores Paulinos. 

Formação, espiritualidade e alegria foram os ingredientes principais do 8º Encontro Nacional dos Cooperadores Paulinos 2023, que iniciou na noite do dia 23, com o jantar e acolhida, onde os participantes receberam as orientações iniciais para o evento.

A sexta-feira, 24, começou com o primeiro dia do tríduo ao Primeiro Mestre, Beato Tiago Alberione. Após o café da manhã, a Superiora Provincial das Irmãs Paulinas, Irmã Marlene Konzen e a conselheira provincial, Irmã Josefa Soares, fizeram a abertura oficial do encontro.

Em seguida, Irmã Ninfa Becker fez memória da caminhada dos cooperadores e à tarde foram trabalhados os temas: “Nosso carisma é viver e comunicar Cristo na cultura da comunicação” e “Comunicar com o coração”, assessorados, respectivamente, pela Irmã Viviani Moura e pelo cooperador Carlos Alberto Souza.

Foto: Arquivo Pessoal Cooperadores Paulinos

O dia terminou com a vigília de oração diante do Santíssimo. No dia 25, sábado, a Comissão Nacional apresentou a prestação de contas, a situação das mídias sociais dos Cooperadores Paulinos e a necessidade da criação das subcomissões de Formação, Comunicação e Espiritualidade. 
Na parte da tarde, o cooperador Fernando Geronazzo abordou o tema: “A identidade do Cooperador Paulino”; e o dia foi encerrado com uma animada noite cultural, onde os participantes puderam partilhar um pouco da cultura e culinária de seus estados de origem.

Foto: Arquivo Pessoal Cooperadores Paulinos

No último dia do encontro, domingo, 26, houve a avaliação do encontro e um momento de escuta, dividindo os participantes em 3 grupos: coordenadores e irmãs assessoras, cooperadores com promessas e outro com os cooperadores sem promessas. A missa de Cristo Rei do Universo e dia da festa do fundador da Família Paulina, Beato Tiago Alberione, foi presidida pelo padre paulino Luiz Miguel Duarte, que acolheu a renovação das promessas e fez o envio dos cooperadores e cooperadoras presentes. O encontro foi encerrado com uma foto oficial e um almoço festivo. 

Sobre o encontro, a Irmã Ninfa Becker, que acompanha os cooperadores no Brasil, afirma: “O Espírito atuou de forma visível em todos; em nós, no grupo. Sinais: alegria, entusiasmo, disponibilidade e colaboração de todos, desejo de crescer, de viver a missão. Isso vem de Deus! Que os frutos deste Encontro amadureçam no cotidiano da vida de cada cooperador (a), e possam animar e entusiasmar os grupos locais. O Mestre nos ama, nos acompanha, nos ilumina, nos conduz!”, finaliza.

Site Desenvolvido por
Agência UWEBS Criação de Sites