Vocação Paulina

A alegria e a beleza da Vida Consagrada (At 9,3-19)

Foto: Paoline.org

A vida consagrada é como uma sinfonia musical marcada por fortes momentos de contrastes,  de altos e baixos,  de alegria, sofrimentos,  morte e vida - ressurreição.

Assim, vemos que a vida de Jesus também é marcada por profundas alegrias, transfigurações, oposições e morte, mas tudo culminando na sua ressurreição. A mesma coisa se vê no apóstolo Paulo, que foi um perseguidor de Cristo na pessoa dos primeiros cristãos de Jerusalém e Damasco. 

Também a vida consagrada é marcada pela alegria, pela beleza em contraste com oposições, contrariedades e sofrimentos da vida cotidiana. 

De onde nasce essa alegria inefável e essa beleza luminosa da vida consagrada?

A alegria e a beleza da vida consagrada nascem de uma só fonte: O ENCONTRO COM JESUS. O encontro com Jesus toca o nosso coração, isto é, toca o nosso centro interior, o profundo de nosso ser, através de uma luz calma e calorosa que invade nosso sentir, nosso presente e o nosso futuro. 

Foto: Arquivo Paulinas

Nesse encontro com Jesus nasce um amor à primeira vista; nasce uma força interior inexplicável e uma alegria nova que impulsiona o desejo de viver com Jesus e como Jesus. 
Podemos constatar isso na experiência de Paulo, o grande apóstolo dos gentios.  

A experiência de Paulo Apóstolo

Paulo era fariseu radical, defensor das leis religiosas judaicas, e iniciou uma séria perseguição aos cristãos de Jerusalém até Damasco. Conseguiu autorização escrita para prender, castigar e torturar os judeus que tinham se tornado cristãos e viviam em Damasco e para lá se dirigiu acompanhado por uma escolta de soldados. 

Na viagem, aconteceu que, quando estava perto de Damasco, de repente uma luz vinda do céu brilhou em torno dele. Ele caiu por terra e ouviu uma voz que lhe dizia: “Saulo, Saulo, por que me persegues?”. Ele disse: “Quem és tu, Senhor?”. Jesus responde: “Eu sou Jesus, a quem tu persegues”... Levanta-te, entra na cidade e lá te será dito o que deves fazer! 

O encontro com Jesus, por um lado derrubou Paulo, e por outro, o ajudou a “levantar-se”, transformar-se, e compreender quem era Jesus e o que Deus queria que ele se tornasse. Paulo viveu a grande alegria de encontrar Jesus Cristo ressuscitado. A partir desse  encontro com Jesus ressuscitado,  foi transformado interiormente, e mudou totalmente seu modo de viver. Foi batizado e, tornou-se um instrumento eleito para comunicar aos gentios o nome de Jesus. 

O encontro de Jesus com Paulo tem um poder transformador dado pelo Espírito Santo. Esse poder transformou o coração endurecido de Paulo contra os cristãos, num coração cheio de amor a Deus, de adesão e abertura a Jesus, e de grande coragem, fé e ardor missionário. Mudou completamente o seu modo de viver e compreender toda a história da Salvação. 

A alegria e beleza da vida consagrada paulina

Pe. Tiago Alberione, fundador das Congregações da Família Paulina, e, por conseguinte da Congregação das Filhas de São Paulo, encontrou em Paulo uma grande inspiração que o ajudou a iniciar na Igreja algo novo, isto é, anunciar o Evangelho de Jesus com a comunicação social a todos, com todas as linguagens e meios. 

Foto: Arquivo Paulinas

Inúmeras jovens, paulinas, no mundo todo, desde os inícios (1915) até hoje se sentiram chamadas a consagrar suas vidas a Deus na vida e missão paulina. Foram felizes, e nos deixaram um testemunho de alegria e doação incomparáveis. 

A alegria e a beleza da vida consagrada paulina realmente tem sua raiz no encontro com Jesus, Mestre, Caminho, Verdade e Vida, levando-nos a viver uma fervorosa ação apostólica unida à contemplação.  

A alegria e a beleza da vida consagrada, portanto, não são apenas um sentimento, mas, sim, uma vida entregue no amor e na dedicação aos nossos irmãos e irmãs que tem sede e fome de Deus. 

 

Irmã Élide Pulita é religiosa paulina, foi formadora e provincial da Congregação das Filhas de São Paulo (Irmãs Paulinas). 

Leia mais sobre o assunto no artigo: Dia da Vida Consagrada e cinco conselhos concretos do Papa Francisco aos consagrados

Site Desenvolvido por
Agência UWEBS Criação de Sites