O Batismo de Cristo (Francesco Trevisani - 1723)
O início do ano marca uma nova fase do calendário litúrgico: encerramento do Tempo do Natal e início do Tempo Comum com a Festa do Batismo de Jesus, que acontece sempre no domingo seguinte a Epifania do Senhor.
O Evangelho desta celebração descreve a cena em que Cristo recebeu o batismo pelas mãos de João Batista, nas águas do Rio Jordão:
Naquele tempo, Jesus veio da Galileia para o rio Jordão, a fim de se encontrar com João e ser batizado por ele. Mas João protestou, dizendo: “Eu preciso ser batizado por ti, e tu vens a mim?”. Jesus, porém, respondeu-lhe: “Por enquanto deixa como está, porque nós devemos cumprir toda a justiça!” E João concordou. Depois de ser batizado, Jesus saiu logo da água. Então o céu se abriu e Jesus viu o Espírito de Deus, descendo como pomba e vindo pousar sobre ele. E do céu veio uma voz que dizia: “Este é o meu Filho amado, no qual eu pus o meu agrado.” (Cf. Mt 3,13-17)
Neste episódio, vemos que o próprio Ungido do Pai foi batizado “para proclamar com a sua humildade o que para nós era uma necessidade”, conforme declarou Santo Agostinho. E ainda dos Sermões de São Gregório de Nazianzo, “João batiza e Jesus se aproxima; talvez para santificar igualmente aquele que o batiza e, sem dúvida, para sepultar nas águas o velho Adão. Antes de nós, e por nossa causa, ele que é Espírito e carne santificou as águas do Jordão, para assim nos iniciar nos sacramentos mediante o Espírito e a água”.
Ou seja, desde o seu batismo, Jesus assume os pecadores para introduzi-los na vida nova em Deus. Deste modo, ao celebrarmos o batismo do Senhor, recordamos o nosso batismo e, durante, a Missa, após a homilia, os fiéis são convidados a renovar os compromissos batismais. E que tal se preparar para este momento? Confira como é feita a renovação das promessas do batismo e músicas para a sua preparação até lá:
P. Para viver na liberdade dos filhos de Deus, renunciais ao pecado?
T. Renuncio.
Renovação das promessas do Batismo: Salmo 139
P. Para viver como irmãos, renunciais a tudo o que vos desune, para que o pecado não domine sobre vós?
T. Renuncio.
Renovação das Promessas do Batismo
P. Para seguir Jesus Cristo, renunciais ao demônio, autor e princípio do pecado?
T. Renuncio.
O Cristo do meu Batismo 1
P. Credes em Deus, Pai todo-poderoso, criador do céu e da terra?
T. Creio.
O Cristo do meu Batismo 2
P. Credes em Jesus Cristo, seu único Filho, nosso Senhor, que nasceu da Virgem Maria, padeceu e foi sepultado, ressuscitou dos mortos e subiu ao céu?
T. Creio.
O Batismo de Jesus (Álbum A comunidade de Jesus)
P. Credes no Espírito Santo, Senhor e fonte de vida, que procede do Pai e do Filho e com o Pai e o Filho é adorado e glorificado?
T. Creio.
Vida nova através do batismo
P. Credes na Santa Igreja Católica, na comunhão dos Santos, na remissão dos pecados, na ressurreição dos mortos, na vida eterna?
T. Creio.
O Batismo de Jesus (Álbum "Casa da Iniciação Cristã: Eucaristia, Vol. 2 Jesus Cristo")
P. Esta é a nossa fé, que da Igreja recebemos e sinceramente professamos, razão de nossa alegria, em Cristo nosso Senhor.
T. Amém.
Por que lembrar a data do batizado?
Às margens do Jordão, “Jesus viu o Espírito de Deus, descendo como pomba e vindo pousar sobre ele” (Mt 3,16). Seria o momento de início da sua vida pública e, através da força do Espírito Santo, começaria a manifestar a todos os seus milagres, curas e prodígios.
No seu batismo, Jesus revela sua humildade: sendo ele o Autor do Batismo, deixa-se batizar por João. Ele, que não tinha pecado, assume os pecados da humanidade e segue no caminho de obediência ao Pai até a entrega na Cruz. Jesus foi ungido no batismo e esta unção chega a sua plenitude na Ressurreição quando o Pai derramará o seu Espírito para esta nova vida. Em seguida, Jesus derramará o Espírito (o seu próprio Espírito) sobre todas as criaturas.
Através do batismo, tornamos-nos participantes da mesma missão de Cristo de anunciar e testemunhar a salvação. É por esta razão que o dia do nosso batizado é uma data marcante, que merece ser, em todos os anos, recordada e celebrada, por ser quando fomos gerados no Espírito para o novo nascimento, para a vida nova em Deus.
Enquanto sacramento, o Batismo é levado às nossas crianças, como uma importante atitude de fé dos pais e padrinhos. Para esse essencial momento, o álbum Meu Batismo apresenta canções para ajudar na celebração do Batismo e no aprofundamento do seu sentido na caminhada de fé.
Inclusive canções de ninar e de consagração dos pequenos à Mãezinha do céu.