Música

A importância da música na Semana Santa

 Na Semana Santa, que é o ponto alto do calendário litúrgico, a música traz ainda mais o seu grande valor e introduz o fiel em cada um dos momentos do Tríduo Pascal

Jesus na cruz (Foto: Juliene Barros)

Sem dúvida nenhuma, a música penetra os ouvidos e vai até os corações e mentes despertando os mais diversos sentimentos e emoções. Com a música litúrgica não é diferente, sobretudo na Semana Santa.

As canções executadas nas Missas, encontros e diversas celebrações conduzem ao louvor a Deus, arrependimentos dos pecados, gratidão pelas maravilhas da vida ou súplica por uma intervenção divina.

A Instrução Geral do Missal Romano (IGMR) destaca o seguinte: “O apóstolo aconselha os fiéis, que se reúnem em assembleia para aguardar a vinda do Senhor, a cantarem juntos salmos, hinos e cânticos espirituais, pois o canto constitui um sinal de alegria do coração. Portanto, dê-se grande valor ao uso do canto na celebração da Missa, tendo em vista a índole dos povos e as possibilidades de cada assembleia litúrgica” (IGMR, 39-40).
    

Na Semana Santa, que é o ponto alto do calendário litúrgico, a música traz ainda mais o seu grande valor e introduz o fiel em cada um dos momentos do Tríduo Pascal.

Ao recordar, abaixo, cada acontecimento da Semana Santa, veja com a música pode ser oportuna a partir da indicação de playlists que podem ser usadas em sua meditação e aprofundamento em cada dia santo:

Tendo início com o Domingo de Ramos, a Semana Santa começa celebrando a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém, dias antes de sua Paixão, Morte e Ressurreição;

Já na Quinta-Feira Santa, há quatro momentos importantes: pela manhã, numa cerimônia presidida pelo bispo diocesano e concelebrada pelos sacerdotes, acontece a bênção dos santos óleos usados durante todo o ano nas paróquias, seja nos Batismos, Crismas ou Unção dos Enfermos. Já o fim de tarde ou noite marca a abertura do Tríduo Pascal na celebração em que se realiza o rito de Lava-pés e se recorda a instituição da Eucaristia e do sacerdócio;

Normalmente pelas 15h da Sexta-Feira Santa , acontecem as funções litúrgicas da Paixão do Senhor. Em continuidade da celebração do dia anterior, é o único dia do ano em que não se celebra a Missa. Os fiéis recebem a comunhão das hóstias consagradas no dia anterior;

No Sábado Santo, tem lugar a Vigília das Vigílias. A noite mais esplendorosa de todas! O rito desta celebração possui diversas particularidades para proclamar o maior acontecimento da história humana: a Ressurreição! O sepulcro está vazio! Cristo ressuscitou! Aleluia!

E no domingo da Páscoa do Senhor, celebra-se a nova Páscoa, não mais o “Peseach” dos judeus, que significa a passagem da escravidão para a liberdade. Neste dia, a liturgia recorda as primeiras aparições de Cristo aos apóstolos com seu Corpo Glorioso.

Aqui está a playlist completa da Semana Santa e ainda o álbum de Cantos da Semana Santa com a marca do Coral Palestrina. Nas celebrações em sua paróquia ou comunidade eclesial, a Paulinas-COMEP tem ainda álbuns litúrgicos com indicações de canções para cada momento dos ritos da Semana Santa.

 

Site Desenvolvido por
Agência UWEBS Criação de Sites