Foto: Arquivo Centro Social
O Projeto Sempre Criança visa apoiar as crianças no seu processo de aprendizagem, ampliando os conhecimentos trazidos da convivência familiar e do ensino fundamental, oferecendo um espaço físico adequado para que tenham oportunidade de desenvolver o seu potencial humano em todas as suas dimensões.
Em agosto, a pedagoga Roseli dos Santos, trabalhou com as crianças em sala de aula a importância do protagonismo no processo de aprendizagem.
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) um documento de caráter normativo que define o conjunto de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver ao longo das etapas da Educação Básica, cita em várias partes do documento a palavra protagonismo, seja se referindo às habilidades e competências, às áreas do conhecimento ou ainda a vida pessoal e coletiva dos estudantes, reforçando a necessidade de ações que possibilitem o desenvolvimento do papel do aluno como ativo em sua própria aprendizagem.
O protagonismo é permitir que o aluno seja o personagem principal do processo de ensino e aprendizagem, ou seja, participando de todas as fases: o planejar, o executar e o avaliar.
Pensando assim a professora fez uma atividade, na qual as crianças poderiam ensinar aos colegas algo que sabiam fazer. Em cada turma houve um protagonista, o qual teve a responsabilidade de compartilhar, ensinar e ajudar os amigos, aquilo que sabia fazer.
Foto: Arquivo Centro Social
Acreditamos que quando a criança se apropria do conhecimento por meio de interações sociais e familiares, ela amplia o seu conhecimento e facilita a sua aprendizagem. O professor, como facilitador deste processo, tem o papel de refletir, selecionar e organizar um conjunto de práticas significativas.
Falas das crianças que participaram dessa atividade
“ Eu gostei porque eu virei professora e foi legal, pois pude trabalhar a minha paciência que é pouca.” – Maria Fernanda da Cruz Caetano – 9 anos
“Eu achei muito legal porque pude interagir mais com os meus colegas de sala.” – Enzo Bernardo Cabral Silva – 10 anos
“Eu fiquei com vergonha, mas achei muito legal mostrar para os meus colegas, o meu lado desenhista.” – Théo Moreira F. Carvalho- 9 anos
“ Foi legal fazer atividades com meus colegas. Quando crescer quero ser professora.” – Maryanne Cristina Rodrigues – 9 anos
Conheça os projetos do Centro Social Irmã Tecla Merlo.
Colabore com a ação social
Você sabia que, ao adquirir os produtos Paulinas, você está colaborando com os projetos mantidos pelo Centro Social? É isso mesmo!
Ao comprar os livros, agendas, santinhos, músicas e cursos oferecidos pela Paulinas, parte do valor desses itens é destinada a custear as ações sociais dedicadas às crianças.
Outra maneira de colaborar com a qualidade de vida das famílias atendidas pelo Centro Social Irmã Tecla Merlo é fazendo uma doação. Anote os dados, torne-se um benfeitor e ajude a manter os projetos:
Banco Itaú
Agência 0081
Conta-corrente 91408-7
CNPJ: 61.725.214/0036-40
PIX: chave CNPJ: 61.725.214/0036-40
Mais informações: (11) 5973-6892
Ana Paula da Cruz é coordenadora pedagógica do Centro Social Irmã Tecla Merlo.