Ação social

A importância do protagonismo no processo de aprendizagem

Foto: Arquivo Centro Social

O Projeto Sempre Criança visa apoiar as crianças no seu processo de aprendizagem, ampliando os conhecimentos trazidos da convivência familiar e do ensino fundamental, oferecendo um espaço físico adequado para que tenham oportunidade de desenvolver o seu potencial humano em todas as suas dimensões. 

Em agosto, a pedagoga Roseli dos Santos, trabalhou com as crianças em sala de aula a importância do protagonismo no processo de aprendizagem.

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) um documento de caráter normativo que define o conjunto de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver ao longo das etapas da Educação Básica, cita em várias partes do documento a palavra protagonismo, seja se referindo às habilidades e competências, às áreas do conhecimento ou ainda a vida pessoal e coletiva dos estudantes,  reforçando a necessidade de ações que possibilitem o desenvolvimento do papel do aluno como ativo em sua própria aprendizagem.

O protagonismo é permitir que o aluno seja o personagem principal do processo de ensino e aprendizagem, ou seja, participando de todas as fases: o planejar, o executar e o avaliar.

Pensando assim a professora fez uma atividade, na qual as crianças poderiam ensinar aos colegas algo que sabiam fazer. Em cada turma houve um protagonista, o qual teve a responsabilidade de compartilhar, ensinar e ajudar os amigos, aquilo que sabia fazer.

Foto: Arquivo Centro Social

Acreditamos que quando a criança se apropria do conhecimento por meio de interações sociais e familiares, ela amplia o seu conhecimento e facilita a sua aprendizagem. O professor, como facilitador deste processo, tem o papel de refletir, selecionar e organizar um conjunto de práticas significativas.

Falas das crianças que participaram dessa atividade

 

“ Eu gostei porque eu virei professora e foi legal, pois pude trabalhar a minha paciência que é pouca.” – Maria Fernanda da Cruz Caetano – 9 anos

“Eu achei muito legal porque pude interagir mais com os meus colegas de sala.” – Enzo Bernardo Cabral Silva – 10 anos

“Eu fiquei com vergonha, mas achei muito legal mostrar para os meus colegas, o meu lado desenhista.” – Théo Moreira F. Carvalho- 9 anos

“ Foi legal fazer atividades com meus colegas. Quando crescer quero ser professora.”  – Maryanne Cristina Rodrigues – 9 anos

 

Conheça os projetos  do Centro Social Irmã Tecla Merlo.

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Ana Paula da Cruz é coordenadora pedagógica do Centro Social Irmã Tecla Merlo.

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