Paulinas no Catequistas Brasil 2026

Abadias Pereira no Catequistas Brasil 2026

“Quero apresentar aos catequistas que a missão de Maria, assumida a partir do seu ‘sim’, também é a nossa missão”

Abadias Pereira é uma das palestrantes da Paulinas no Catequistas Brasil 2026. Foto: NUCAP

Com grande alegria e o coração repleto de esperança, compartilho minha perspectiva sobre a importância de um evento como o Catequistas Brasil para a catequese em nosso país.

Vejo este encontro como uma oportunidade ímpar para que catequistas das mais diversas realidades possam se encontrar, interagir e partilhar suas experiências.

Além do enriquecimento pessoal, as excelentes formações oferecidas são um verdadeiro banquete para a alma missionária, fortalecendo-nos para os desafios que encontramos em nossas comunidades. É na união e no mútuo apoio que encontramos forças para continuar a missão de evangelizar.

Em minhas andanças pelo Brasil, tenho identificado as ricas e peculiares características da catequese em cada região. Cada realidade possui um “jeito próprio” de compreender e viver a iniciação à vida cristã a serviço da evangelização.

Noto uma busca sincera por formação, sobretudo das coordenações e de parte do clero, mas entendo que a rotatividade dos catequistas e certa “segurança” em manter modelos tradicionais ainda são desafios para a plena assimilação da metodologia de inspiração catecumenal. Contudo, é belo perceber como os desafios e as conquistas são únicos em cada comunidade de fé, refletindo a diversidade do povo de Deus.

O exemplo de Maria 

Em minha palestra, abordarei o tema “Maria, a primeira catequista: modelo de fé, escuta e serviço”. Meu objetivo é apresentar aos irmãos catequistas que a missão de Maria, assumida a partir do seu ‘sim’, é também a nossa missão. Ela, que teve a grandeza de ser a Mãe do Senhor, não o reteve para si, mas o apresentou ao mundo, sendo sua primeira missionária.

Maria o acompanhou como discípula fiel, serviu em silêncio e permaneceu com os discípulos, encorajando-os. A pergunta que fica para nós é: como podemos, hoje, ser como Maria? Assumindo nosso “sim” ao chamado, na escuta da Palavra e, sobretudo, no serviço aos irmãos.

Lançamento do livro “Ministério de Catequista” 

Esta caminhada de dedicação à catequese será coroada com o lançamento de meu livro “Ministério de catequista – Orientações pastorais para a organização do processo formativo diocesano a partir do Documento 112 da CNBB” (escrito em conjunto com a também apaixonada pela catequese Erenice Jesus de Souza), que tem uma missão muito específica.

A obra pretende auxiliar as dioceses na organização do processo formativo para a instituição do Ministério de Catequista. Diante das muitas dúvidas e inquietações sobre “por onde começar”, organizei o conteúdo em duas partes que buscam orientar o leitor, primeiro, na compreensão dos fundamentos pastorais deste ministério, e segundo, na organização prática do processo diocesano e da constituição do itinerário formativo, sempre com o objetivo de reconhecer e valorizar o catequista em seu serviço essencial de transmissão da fé.

Núcleo de Catequese Paulinas

Por fim, não posso deixar de destacar a importância do Núcleo de Catequese Paulinas (NUCAP), que oferece uma assessoria competente e qualificada para a formação de catequistas em todo o país e além-fronteiras.

E é com este espírito de formação e comunhão que faço o convite: queridos catequistas, venham participar conosco deste lindo encontro na “Casa da Mãe Aparecida”. Nossa missão é repleta de amor, alegrias e desafios. Vamos juntos renovar nosso amor pela catequese! Serão dias de espiritualidade, crescimento, aprendizado e, acima de tudo, muita partilha.

Abadias Pereira é catequista, pedagoga e membro do Núcleo de Catequese Paulinas (NUCAP) desde 2007. Especialista em catequese, com vários cursos de extensão pelo Instituto Pio XI-SP.

Leia mais

Paulinas no Catequistas Brasil: ampla programação e promoções

 

Site Desenvolvido por
Agência UWEBS Criação de Sites