Vocação Paulina

Acompanhamento Espiritual de jovens na construção do seu Projeto de Vida

Foto: Pexels

Quando chega à juventude, vêm as perguntas decisivas para o amadurecimento humano e espiritual: Qual o sentido da minha vida? Para onde devo direcionar minha vida? Todas têm sua causa na busca por ser feliz.

A felicidade é o desejo de todos os jovens. Nessa fase vivemos profundas transformações. Termina a educação básica. A tentativa de ingressar em curso superior ou curso técnico. A urgência pela independência financeira com a entrada no mercado de trabalho. Tantas demandas, quantos são os problemas do mundo! 

Nesse mundo de mudanças reais e virtuais, as trajetórias tão bem construídas desde os anos 90 estão se esvaziando. Os processos de autonomia condicionados ao mercado de trabalho, à casa própria ou à entrada na universidade já não garantem futuro.

Quer se a todo custo autonomia, ao passo que se enfrenta a frustração de não ser possível realizá-la dada as condições geradas pelo sistema neoliberal.

Escutar em tempos de mudança

A “mudança de época” em que vivemos aumenta a procura por verdades aparentemente sólidas. A insegurança e a frustração são manipuladas pelos fundamentalismos.

Por isso, vemos a necessidade de apresentar o ministério do Acompanhamento Espiritual como relação entre dois cristãos, em que um deles, por meio de conversas busca ajudar o outro a discernir a vontade de Deus tendo em vista a relação dialética entre a realização da vocação particular e a realidade. 

O acompanhamento é um caminho trilhado em conjunto. No centro estão Jesus e a pessoa em busca do sentido da vida. O companheiro de jornada ajuda a organizar as dimensões da vida para discernir o caminho (Cf. Jo 10,10). Buscamos luz para as decisões, ao invés de soluções prontas.

Nesse percurso, aprende-se a realizar escolhas. Portanto, o objetivo principal do acompanhamento espiritual é ajudar a buscar, encontrar e realizar a vontade de Deus no cotidiano de sua vida. 

Acompanhar o exercício da liberdade

O acompanhamento busca ajudar a reconhecer a passagem de Deus na vida que toca e alcança todo o nosso ser. “Os jovens são um lugar teológico”, afirmou o Sínodo dos Bispos de 2018.

A vida de cada jovem é dom para os demais. Na vida dos jovens, Deus propõe um novo modo de existir. Precisamos escutar a vida!  

Assim, os jovens vão descobrir o convite de Jesus de ser mais para e com os demais. Em seguida, o acompanhante sai de cena por respeitar a autonomia da experiência espiritual.

Foto: Pexels

Ao longo do caminho, continuará sempre presente, celebrando alegremente os frutos do Espírito na vida do acompanhado. 

A missão da Igreja assumida pela Rede Inaciana de Juventude e Vocações é “acompanhar os jovens na construção de um futuro de esperança”.

O acompanhamento quer ser uma ajuda no exercício da liberdade em sua máxima potencialidade. Temos como tarefa “acompanhar os jovens na construção do seu projeto de vida”. Auxiliamos a tomada de decisões audaciosas, ousadas e corajosas. 

O acompanhamento espiritual é parte integrante de toda pastoral juvenil e vocacional para ajudar os e as jovens a construírem seu projeto de vida com consciência e confiança. Por isso, quero convidar os jovens a buscarem um companheiro ou companheira de caminho que possa ajudar na construção do seu projeto de vida, seja de forma presencial ou virtual. 

 

 

Referências Bibliográficas

CAPRINI, J. E. (Org). Acompanhamento Espiritual de Jovens à Luz da Espiritualidade Inaciana. São Paulo: Loyola, 2020. 

CONSELHO ESPICOPAL LATINO-AMERICANO E CARIBENHO. Documento de Aparecida: V Conferência do Episcopado Latino-americano e do Caribe. Brasília: CNBB; São Paulo: Paulus, 2007. 

DOMÍNGUEZ, Luis M. G. O livro do Discípulo: O acompanhamento espiritual. Trad. Raniéri de Araújo. 1.ed.  Gonçalves. São Paulo: Loyola, 2024.

MIRANDA, Tomás Rodríguez. A direção espiritual: pastoral do acompanhamento. Trad. Luiz Alexandre Solano Rossi. São Paulo: Paulus, 2009. 

MIRANDA, Mário de França. Caminhar com Inácio de Loyola. São Paulo: Loyola, 2022. 

PRIETO, Xosé M. D. A arte de acompanhar. Trad. Beatriz Aratangy Berger. São Paulo: Paulinas, 2020.

PAPA FRANCISCO. Exortação Apostólica Pós-Sinodal Chistus Vivit. Brasília: CNBB, 2019. 

PAPA FRANCISCO. Dilexit nos. Brasília: CNBB, 2024. 

PAPA FRANCISCO. Fratelli Tutti. Brasília: CNBB, 2020.

SANTO INÁCIO DE LOYOLA. Exercícios Espirituais. 12.ed. São Paulo: Loyola, 1985. 

XV ASSEMBLEIA GERAL DO SÍNODO DOS BISPOS. Documento Final: Os jovens, a fé e o discernimento vocacional. Brasília: CNBB, 2019.
 

Padre Edson Tomé P. Silva, SJ, Secretário para Juventude e Vocações da Província dos Jesuítas do Brasil. Especialista em Espiritualidade Inaciana, Mestre em Teologia Espiritual pela Universidade Pontifícia de Comillas - Madri - Espanha.

Site Desenvolvido por
Agência UWEBS Criação de Sites