Foto: Divulgação
O 3º Ano Vocacional comemora os 40 anos do primeiro ano temático dedicado à reflexão, oração e promoção das vocações no Brasil. É celebrado de 20 de novembro de 2022 a 26 de novembro de 2023.
O objetivo principal é “promover a cultura vocacional nas comunidades eclesiais, nas famílias e na sociedade, para que sejam ambientes favoráveis ao despertar de todas as vocações, como graça e missão, a serviço do Reino de Deus”.
Inspirado no Documento Final do Sínodo dos Bispos sobre “Os jovens, a fé e o discernimento vocacional” o tema do Ano Vocacional 2023 é “Vocação: Graça e Missão” e o lema “Corações ardentes, pés a caminho” (cf. Lc 24, 32-33).
O tema se fundamenta na afirmação de que “a vocação aparece realmente como um dom de graça e de aliança, como o mais belo e precioso segredo de nossa liberdade”, conforme o nº 78, do Documento Final.
Já o texto bíblico iluminador “Jesus chamou e enviou os que ele mesmo quis” (cf. Mc 3, 13-19) ajuda a aprofundar que a origem, o centro e a meta de toda a vocação e missão é a pessoa de Jesus Cristo.
Ouvindo o seu chamado, o seguimos, avançando para águas profundas na intimidade com Deus. Podemos, com sua graça, ir em missão, com o coração ardendo de amor por Jesus, colocar os pés a caminho e trabalhar com ardor incansável a exemplo dos discípulos de Emaús e dos apóstolos, para que o reino de Deus aconteça.
Entrevista com Dom Salm
O bispo de Novo Hamburgo (RS) e presidente da Comissão para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada da CNBB, dom João Francisco Salm, afirma que: “O 3º Ano Vocacional não é uma campanha, mas evangelização com o espírito da iniciação à vida cristã”. Entrevista com Dom Salm, feita pelo padre Luiz Miguel Modino, assessor de comunicação do regional Norte 1 da CNBB, pode ser lida, na íntegra, em Ano Vocacional no Brasil.
I Experiência Vocacional-Missionária Nacional "Pés a caminho"
De 05 a 17 de janeiro, realizou-se a I Experiência Vocacional-Missionária Nacional “Pés a caminho”. A atividade missionária aconteceu na Arquidiocese de Manaus (AM), com a participação de mais de 300 pessoas, entre seminaristas, formadores, bispos, religiosas e jovens vinculados à Juventude Missionária dos 19 regionais da Igreja do Brasil.
A iniciativa envolveu diversos organismos eclesiais (Pontifícias Obras Missionárias, Pontifícia União Missionária, Juventude Missionária, Conselhos Missionários de Seminaristas, Organização dos Seminários do Brasil).
Participantes da I Experiência Vocacional-Missionária Nacional
O projeto tem como objetivo geral: “oferecer aos participantes a oportunidade de perceber e assumir, na prática, que a experiência missionária, além de ser elemento do processo de crescimento humano e espiritual, é também um valioso e indispensável meio para a formação da mentalidade e do coração missionários do seguidor de Jesus Cristo”.
Após a acolhida, na tarde de 05 de janeiro, o dia seguinte foi dedicado à espiritualidade e à formação, com a convivência e partilha das realidades.
A experiência missionária aconteceu nas comunidades das áreas missionárias, em meio à realidade ribeirinha e de periferia e também em comunidades eclesiais com outro dinamismo, como o protagonismo do laicato, entre os dias 08 e 14 de janeiro. Os dias 15 e 16 foram para a avaliação e retorno ao seminário que acolheu os missionários.
O final da manhã do dia 17, foi dedicado à conclusão da I Experiência Vocacional-Missionária Nacional “Pés a caminho”.
Muitas outras experiências vocacionais estão acontecendo por todo o Brasil. E com certeza, muitas vocações serão despertadas.
Playlists vocacionais