SAB - Serviço de Animação Bíblica
Serviço de Animação Bíblica (SAB)

Anunciamos o que vimos! (1Jo 1,3) / Janeiro de 2023

Surge um novo ano, 2023! Como num passe de mágica sentimos nossas energias renovadas, nossos sonhos restaurados, porque mais um ano é colocado a nossa disposição para ser vivido! Trazemos, também, dentro de nós, as experiências que fizemos em 2022.

Não foi um tempo fácil! Após dois anos de pandemia, esperávamos um pouco de fôlego, mas, apesar de tudo, estamos aqui, carregando no olhar a esperança de um momento novo e no coração a gratidão pela presença constante da ternura de Deus Pai-Mãe em nossa caminhada. Janeiro é um mês pleno de novidades e de motivos para comemorar. Já no início celebramos a Paz e Maria como Mãe de Deus.

Na Mensagem para a celebração do 56º Dia Mundial da Paz, o Papa Francisco nos convida a rever esses três anos após a pandemia, a nos interrogarmos e nos deixarmos transformar. Como ele mesmo diz: “em tempo de crise nunca saímos iguais: sai-se melhor ou pior”. Para isso traz o questionamento: “O que é que aprendemos com essa situação de pandemia? Que sinais de vida e esperança podemos individuar para tornar melhor o nosso mundo? Após um balanço dos aspectos positivos e desafiadores, o Papa nos exorta a não ignorar as consequências desses anos vividos: “as várias crises morais, sociais, políticas e econômicas”, mas também a solidariedade, o avanço científico.

Ao mesmo tempo nos lança o desafio de “enfrentar a realidade com responsabilidade e compaixão, [...] promover ações de paz para acabar com os conflitos e as guerras que continuam a gerar vítimas e pobreza”; “combater o vírus das desigualdades; garantir o alimento e um trabalho digno para todos; desenvolver políticas adequadas; cultivar o acolhimento e a integração, especialmente em favor dos migrantes e daqueles que vivem como descartados da sociedade”. “Somente com um desejo altruísta inspirado no amor infinito e misericordioso de Deus, é que podemos construir um mundo novo e contribuir para edificar o Reino de Deus, que é de amor, justiça e paz”.  

Outro motivo para ser celebrado é o Domingo da Palavra de Deus, o 3º Domingo do Tempo Comum (22 de janeiro de 2023), instituído pelo papa Francisco, por meio da Carta Apostólica Aperuit Illis – Abriu-lhes o entendimento, publicada em 30 de setembro de 2019, festa de São Jerônimo, primeiro tradutor da Bíblia na Igreja.

Apesar de comemorarmos setembro como “Mês da Bíblia” no Brasil, vale a pena para nós, que amamos a Palavra de Deus, recordar esse domingo especial, e nos unir as comunidades presentes em todo o mundo.

Neste ano, o tema escolhido para o Domingo da Palavra de Deus é: “Anunciamos a vós o que vimos’” (1Jo 1,3). Esse tema foi escolhido porque o autor da Primeira Carta de João sublinha a relação estreita entre o anúncio e a experiência viva e pessoal do mistério pascal. Dado que o discípulo(a) de Jesus não comunica somente um ensinamento, mas testemunha a presença viva do Senhor Ressuscitado. 

Para nós, no Brasil, o tema escolhido pela Conferência dos Bispos e as Instituições Bíblicas, entre elas o Serviço de Animação Bíblica (SAB/Paulinas), para o “Mês da Bíblia 23” é a Carta aos Efésios e o lema: “vestir-se da nova humanidade” (Ef 4,24). Esta frase é extraída de uma exortação, na qual o autor apresenta aos batizados e às batizadas daquela comunidade, o que significa assumir a vida nova que vem da adesão a Cristo e do batismo, sobretudo no contexto não cristão onde eles viviam. No decorrer deste ano, nestas “Dicas Bíblicas” aprofundaremos a compreensão desse livro. 

Que no início deste ano, impulsionadas(os) pelo Espírito e impregnadas(os) pela Palavra de Deus, possamos testemunhá-la nas relações cotidianas, porque nós também somos chamadas(os) a anunciar o que contemplamos da Palavra da Vida. Desejamos, a todas e a todos, um

Feliz 2023!   

Pausa para reflexão

Neste início de ano, fazendo a retrospectiva para agradecer o passado e nos projetar para o futuro, com os pés no chão do presente, podemos retomar as perguntas do Papa Francisco em sua mensagem para o Dia Mundial da Paz: “O que é que aprendemos com essa situação de pandemia? Quais sinais de vida e esperança percebemos ao nosso redor e quais precisamos de cultivar?   
Para quem deseja ler na íntegra a mensagem do Papa, seguem as informações abaixo: 

 

FRANCISCO, PAPA. Mensagem do Santo Padre Francisco para a celebração do 56º Dia Mundial da Paz. Vaticano, 8 de dezembro de 2022. Disponível em: <https://www.vatican.va/ content/francesco/pt/messages/peace/documents/20221208-messaggio-56giornatamondiale-pace2023.html>. Acesso: 10 de dezembro de 2022.

Zuleica Aparecida Silvano é Irmã paulina e assessora do Serviço de Animação Bíblica – SAB/Paulinas.

 

Site Desenvolvido por
Agência UWEBS Criação de Sites