Artigos
Artigos

Arte da criação

Somos expressão do Criador. Isto manifesta-se em tudo que realizamos e acreditamos

Foto: Pexels

É bom viver e fazer parte do Universo cheio de colorido. Existimos e somos como os outros seres vivos, obras do Criador. Já parou para pensar, nos seus dons, na sua capacidade de cooperar para o mundo ser melhor? Você recebeu a vida ao ser insuflado com o sopro Divino para ser feliz e colaborar com a felicidade do mundo. Estranho pensar desta maneira? Você acredita na interconectividade do Planeta? De maneira que, não podemos ignorar os impactos da natureza em nossa vida e nossos comportamentos para com ela. 

É tão bom viver e se relacionar com os seres do mundo. É uma riqueza imensa, bela e inspiradora para quem encontrou o sentido de ser na existência. Celebrar a vida, compartilhar experiências, praticar esportes, cultivar boas amizades, celebrar em família, cultivar boa  vizinhança, zelar e cuidar da natureza são atitudes  que contribuem para a transformação do mundo.

 Se você  acredita nesse pensamento, está respondendo de maneira coerente ao valor do cuidado da vida e da natureza, porque tudo está interligado. 

Isso é ecologia, sabia? Ela perpassa pelas coisas simples do cotidiano. E aqui está a nossa resposta de amor a Deus e ao mundo criado. Além de enaltecer a nossa alma, Deus se alegra e rejubila com nossa alegria. Porque a nossa resposta coopera, edifica e conserva a obra da criação. Revela um grau de pertença ao solo sagrado.

Infelizmente, muitos passam pelo mundo e não percebem que a vida é uma poesia. Afinal, recebemos de Deus os talentos, cada um na sua particularidade para usufruir, mas também cuidar. Assim, a sua maneira de amar tem um sentido profundo e afeta o mundo.

Cabe a nós percebermos de qual modo afetamos a vida do mundo. É bíblico afirmar a nossa responsabilidade em defesa da vida. Manter a harmonia, a paz, a solidariedade e a empatia em gestos geradores de uma nova humanidade.

Na trilha da arte de criar, todos são capazes de renascer para uma nova humanidade, afinal somos seres dotados de inteligência e por isso, compreendemos que toda a realidade material existente no mundo, não é um fim, mas um meio de sermos protagonista do agora. Sendo assim, faça bonito hoje, amanhã colherás os frutos das boas escolhas. Três coisas são necessárias para iniciar a trilha: pensamento positivo, vontade de superar-se e disposição do coração.

A riqueza da juventude tem muito a oferecer e a semear no mundo. Deus criador conta com você para zelar pelo "Jardim da Criação ".

Isso deveria causar-lhe profunda gratidão, afinal, alguém confiou a você a função de "dono" para, responsavelmente, habitar no Universo. Suas capacidades são para você AMAR e desenvolver-se nesse ambiente chamado casa comum onde precisamos ser um dos outros, irmãos e irmãs. As relações humanizadas se tornam sustentáveis e transmitem beleza e harmonia do jardim interior da pessoa. 

“Nos desígnios de Deus, cada homem é chamado a desenvolver-se porque toda a vida é vocação” (CHV n. 257).

 

Irmã Gabrielle Bezerra é religiosa da Congregação das Irmãs Paulinas, e possui graduação em Teologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUCRJ)

Site Desenvolvido por
Agência UWEBS Criação de Sites