Foto: Juliene Barros
Ao recordar o tempo do Natal, qual cena lhe vem à memória? Imagino que as experiências de confraternização em família, abraços, troca de presentes, a presença de luzes que enfeitam as casas e as cidades são alguns flashes que vieram a sua mente.
E como não lembrar as canções natalinas que marcaram a vida? Pois é, as músicas neste período trazem a profundidade desta data. Diante disso, é possível afirmar que Natal é sinônimo de solidariedade, de encontro, de festa, de música e de esperança.
Foi nesse clima de fraternidade e de esperança que a maioria dos artistas da Paulinas-COMEP se reuniram no dia 28 de novembro de 2023, para uma confraternização, a fim de agradecer a caminhada ao longo do ano e para celebrar o pré-lançamento da canção e do clipe “Nasce a Esperança”, cuja gravação contou com a colaboração da maior parte dos cantores da gravadora.
Os artistas presentes puderam assistir, em primeira mão, com emoção e gratidão, ao resultado do clipe da nova canção natalina, antes de ela ser lançada nas plataformas digitais.
Durante o encontro, houve também uma mesa-redonda, com o tema: “O digital como espaço de esperança por meio da música”, conduzida pela irmã Verônica Firmino, fsp, produtora musical e artística da gravadora, e pela coordenadora de produção digital Juliene Barros. Ambas enfatizaram a importância das plataformas digitais e a necessidade de os artistas qualificarem a presença no mundo digital, para anunciar o Evangelho, por meio da canção, ao maior número de pessoas.
Após a exposição da temática e um momento para perguntas, os presentes tiveram a oportunidade de participar da Celebração Eucarística presidida pelo Padre Zezinho, scj, cantor e compositor da gravadora há mais de cinquenta anos.
Walmir Alencar partilha sobre o processo de produção da canção. Foto: Juliene Barros
Origem do nome: Nasce a Esperança
A letra e a música de “Nasce a Esperança” são de Walmir Alencar, do Ministério Adoração e Vida. O compositor fala da própria alegria e do processo de construção e das diversas pessoas que são envolvidas para uma canção ficar pronta, além da relevância dos detalhes na escolha das palavras e seu significado. “‘Nasce a esperança’, é o ‘NASCE’, eu podia ter colocado, e cabia ali, ‘NASCEU’ a esperança, algo assim, eu já teria matado o advento. Porque nasce a esperança, você pode cantar antes e depois do Natal. É atemporal. Esperança no coração das pessoas é o sentido dessa música, e o refrão vai dizer: Na verdade, o mundo é um presépio, nós somos essa Sagrada Família em torno da esperança que nasce, que é Cristo. Eu não poderia deixar de citar o Pe. Zezinho, scj, que, para mim, é uma alegria ter na nossa canção, cantando com a gente. Para mim, é algo histórico, é um engenheiro da composição, nessa construção de um mundo melhor”, afirma o cantor.
Confira a seguir a experiência feita pelos demais artistas que emprestaram a sua voz para anunciar o nascimento do Senhor por meio da canção “Nasce a Esperança”.
Testemunhos
Dalva Tenório (do Grupo Cantores de Deus)
“A canção é um grande presente, mas acredito que quem participou recebeu um presente maior. E esse presente, que veio por meio da inspiração do Walmir Alencar, ao trazer a canção certa, do jeito certo, para as pessoas certas, é o que acredito. Espero que cada pessoa que ouvir seja tocada, porque com certeza vai tocar muito coração, assim como tocou o meu coração e de todos os que participaram.”
Jonny Mendes
“Foi uma experiência linda, me senti lisonjeado, até porque participar com grandes nomes da música, o autor Walmir Alencar, com o Pe. Zezinho, scj, entre outros, e cada um dando sua parcela de contribuição. Achei a letra maravilhosa, é uma reflexão importante para este momento atual, e a responsabilidade de cada um, de ser luz na vida do outro, para que possamos tornar este mundo iluminado.”
Marília Mello
“Poder cantar o nascimento de Jesus, cantar a esperança, num tempo em que existe muita diversidade, luta, desunião, nós podermos cantar essa esperança que nasce em nossos corações. O fato de nós estarmos juntos, como artistas, irmãos, como cantores que cantam a Boa-Nova, que cantam o Evangelho vivo, isso para mim foi uma experiência maravilhosa.”
Pe. Zezinho, scj
“Eu comecei o meu sacerdócio logo depois do Concílio Vaticano II, baseado na Gaudium Et Spes, alegrias e esperanças do povo, que também são as nossas. Então, desde então, minhas canções, meus escritos falam de alegrias, esperanças e dores do povo. E, quando chega o Natal, a gente precisa lembrar que Jesus nasceu para a alegria e a esperança do povo, mas houve sofrimento. Então, em Jesus havia também esperanças, alegrias e dores. E essa é a realidade do povo pobre. É a realidade da maioria da humanidade. Então, eu consagrei meu sacerdócio a cantar, escrever sobre a Gaudium et Spes. E, quando chega o Natal, é um momento para eu lembrar outra vez por que que eu fiquei padre.”
Ana Clara de Oliveira (do Grupo Ir ao Povo)
“Que projeto bonito, que trabalho harmonioso, desde a sua pré-produção, são perceptíveis o carinho e o cuidado com o qual esta canção foi gerada. Vemos toda a responsabilidade, tanto de Paulinas, quanto do Walmir Alencar, e de todas as pessoas que trabalharam para fazer isso acontecer; os artistas, os cantores, quem deu a sua voz. E nós, como Ir ao Povo, somos felizes por estarmos neste projeto.
Walmir Alencar (letra e música)
“Falando sobre a música natalina “Nasce a Esperança”, fiquei refletindo, todo mundo fala: Então é Natal. Mas quando que é Natal? Em que situação mais prática do nosso dia a dia que a gente pode dizer que é Natal? Por isso que eu falo: Nasce a Esperança. Natal é quando a gente pensa em pelo menos fazer o bem.”
Para conhecer os outros artistas que deram voz ao single “Nasce a Esperança”, clique aqui.
O evento finalizou com um almoço festivo entre os presentes, e cada artista ganhou um exemplar de “A Bíblia”, lançamento da Paulinas Editora, e o livro “Meu coração a teus pés”.
Irmã Eliane Deprá, fsp, diretora da Paulinas-COMEP, explica a finalidade do encontro: “Esta é a casa dos nossos artistas. Há muito tempo que eu vinha alimentando esse desejo de fazermos uma canção de Natal, que é uma data tão importante, com a participação de todos. Então, veja que lindo, ao mesmo tempo que fizemos o lançamento deste single de Natal, tivemos a oportunidade de nos encontrar, de celebrar a Eucaristia com o Pe. Zezinho, scj, e depois viver esta confraternização. O mais importante é que nós comungamos do mesmo ideal, nós, Irmãs Paulinas, com os nossos artistas, os nossos músicos, que é evangelizar, anunciar a Palavra através do canto, da poesia e da música. Então, por tudo isso, que a gente decidiu fazer este momento bonito. Por tudo damos graças a Deus!”, completa a diretora.
Um feliz Natal com muita paz, alegria e com a presença da música “Nasce a Esperança”, que já está disponível nas plataformas digitais. Assista abaixo o clipe da canção.