Frei Galvão - Guaratinguetá (SP). Foto: Ana Paula Santos
Frei Antônio de Sant'ana Galvão: o primeiro santo brasileiro conhecido pelas “pílulas milagrosas”. Nasceu no dia 10 de maio de 1739, na Vila de Santo Antônio de Guaratinguetá, atual cidade de Guaratinguetá (SP).
Cresceu em uma família influente, numerosa e muito religiosa. Aos 21 anos, ingressou na ordem franciscana da reforma de São Pedro de Alcântara, em Macacu (RJ), onde foi ordenado sacerdote em 11 de julho de 1762.
Quando morreu em 23 de dezembro de 1822, já possuía uma grande fama de santidade. Em vida, era conhecido pelo dom de curar doentes. Em uma época de poucos recursos médicos, o religioso realizava constantes viagens a fim de atender aos necessitados e pregar a Palavra.
Tantos eram os pedidos de socorro e em lugares diferentes que, não raramente, utilizava-se da bilocação. Em uma dessas situações, entre 1785 e 1788, durante uma peregrinação, encontrou um jovem em risco de morte com fortes dores renais e uma gestante com complicações no parto.
Foi então que teve uma inspiração: pegou um pequeno pedaço de papel e nele escreveu uma oração em latim, cuja tradução é:
“Depois do parto, Ó Virgem, permaneceste intacta. Mãe de Deus, interceda por nós!”
Em seguida, cortou em três pedaços e pediu que fossem tomados pelos doentes. O rapaz e a gestante foram curados imediatamente. A partir desse acontecimento, surgiram as milagrosas “pílulas de Frei Galvão” e a notícia espalhou-se amplamente.
Frei Galvão precisou do auxílio de religiosas para confeccionar as pílulas em maior escala e distribuí-las ao povo. Uma tradição presente até os dias atuais, com a produção das pílulas realizada no Mosteiro da Luz, em São Paulo.
Confira o álbum completo:
Como receber as pílulas de Frei Galvão
Relíquia e Santuário Arquidiocesano de Frei Galvão - Guaratinguetá (SP). Foto: Ana Paula Santos
O Mosteiro da Luz, por meio das Irmãs Concepcionistas da Ordem da Imaculada Conceição, seguindo as orientações de Frei Galvão, confeccionam as pílulas e as distribuem gratuitamente para as pessoas que têm confiança na intercessão do santo.
A distribuição é diariamente, no próprio mosteiro. É ainda possível solicitar ao mosteiro o envio pelos Correios.
O religioso era um homem alto, com 1,90m, o que chamava a atenção de todos. Uma altura física que mais ainda era um sinal de quem possuía a grandeza de alma e espírito. Verdadeiramente, “buscava as coisas do alto”.