Artigos
Artigos

Ascensão de Jesus e Assunção de Maria. Qual a diferença?

Depois da Ressurreição Jesus voltou, elevou-se ao céu. Esta foi a Ascensão. Na Assunção, Maria é elevada ao Céu, não por sua força, mas pela graça de Deus

Foto: Pixabay

O Catecismo da Igreja Católica (CIC), fala da Assunção de Maria: “Finalmente, a Imaculada Virgem, preservada imune de toda mancha da culpa original, terminado o curso da vida terrestre, foi assunta em corpo e alma à glória celeste. E para que mais plenamente estivesse conforme a seu Filho, Senhor dos senhores e vencedor do pecado e da morte, foi exaltada pelo Senhor como Rainha do universo. A Assunção da Virgem Maria é uma participação singular na Ressurreição de seu Filho e uma antecipação da ressurreição dos outros cristãos” (CIC 966).

Este é um privilégio de Maria, por ser intimamente ligada ao mistério da Encarnação e ser Mãe de Jesus. Em Roma, essa festa era celebrada desde meados do século VII, mas o Dogma da Assunção da Virgem Maria foi proclamado solenemente pelo Papa Pio XII, no dia 1º de novembro de 1950. A sua festa é celebrada no dia 15 de agosto.

Ascensão de Jesus

A Ascensão de Cristo, após sua última aparição é descrita no Evangelho de Lucas 24,50-52: "Então, Jesus levou os discípulos para fora da cidade, até Betânia. Aí, ergueu as mãos e os abençoou. Enquanto os abençoava, afastou-se deles, e foi elevado para o céu.  Eles o adoraram, e depois voltaram para Jerusalém, com grande alegria".

O corpo de Cristo foi glorificado desde o instante de sua Ressurreição. Mas, durante os quarenta dias em que vai comer e beber familiarmente com seus discípulos e instruí-los sobre o Reino, sua glória permanece ainda velada sob os traços de uma humanidade comum. A última aparição de Jesus termina com a entrada irreversível de sua humanidade na glória divina, simbolizada pela nuvem e pelo céu onde já está desde agora sentado à direita de Deus. Só de modo totalmente excepcional e único Ele se mostrará a Paulo "como a um abortivo" (1 Cor 15,8). (CIC 659).

Significado da Ascensão de Cristo

O próprio Jesus disse:  "E, quando eu for elevado da terra, atrairei todos a mim" (Jo 12,32). No céu, Cristo exerce em caráter permanente, seu sacerdócio, "por isso é capaz de salvar totalmente aqueles que, por meio dele, se aproximam de Deus, visto que ele vive eternamente para interceder por eles" (Hb 7,25).

Jesus foi ao encontro do Pai, depois de uma vida a serviço do Reino; deixou aos seus discípulos a missão de anunciar o Reino e de torná-lo uma proposta capaz de renovar e de transformar o mundo. Celebrar a ascensão de Jesus significa, antes de mais, tomar consciência da missão que foi confiada aos discípulos e sentir-nos responsáveis pela presença do Reino na vida das pessoas.

A Solenidade da Ascensão de Jesus celebra-se 40 dias depois da Páscoa.


 

Site Desenvolvido por
Agência UWEBS Criação de Sites