Foto: Pexels
Fazer terapia é uma escolha pessoal que oferece vários benefícios para a saúde mental. As razões para buscar terapia incluem melhorar o desenvolvimento pessoal, alívio do estresse, lidar melhor com as pessoas com quem nos relacionamos, aprender habilidades de enfrentamento, tratar as fobias, o isolamento social e ganhar qualidade de vida.
Quem frequenta a Paróquia e Santuário São Judas Tadeu, no bairro de Mirandópolis, em São Paulo (SP) conhece os benefícios da terapia, pois há mais de 40 anos, a Igreja oferece o serviço de atendimento em psicologia.
Psicólogos voluntários. Foto: Divulgação
Uma iniciativa da psicóloga, terapeuta de casais e famílias, autora dos livros de Paulinas Editora: “Quando é necessário dizer não”, “Filhos felizes, O segredo da educação de adolescentes para uma vida bem-sucedida” e “Amor sem DR, Construa uma relação amorosa duradoura”, Mariangela Mantovani.
Mariangela Mantovani, terapeuta de casais e famílias e fundadora do projeto. Foto: Divulgação
“Atendemos todos os casos que precisam de um tratamento para as emoções, que é a psicoterapia, ela vai te ajudar a ter autoconhecimento e a encontrar saídas para os seus problemas e dúvidas. Contamos com três eixos para ajudar o próximo: as confissões com os padres, a pastoral da escuta e o serviço de psicologia”, explica.
Serviço voluntário
Os atendimentos acontecem diariamente na paróquia. Trata-se de um serviço voluntário que conta com cerca de vinte profissionais de psicologia.
Os interessados devem fazer a inscrição na secretaria da igreja, depois passam por uma triagem e os aprovados seguem para uma fila de espera – que não costuma ser longa porque a equipe de psicólogos voluntários é grande.
“Não paramos nem durante a pandemia, continuamos com os atendimentos de forma on-line, temos reuniões de supervisão mensais onde conversamos sobre os casos. Antes da pandemia, a gente lidava com casos de depressão, ansiedade, crianças que iam mal da escola, casais que não estavam vivendo muito bem. Hoje, temos atendido situações muito diferentes, casos de solidão, fobias em geral e muitos quadros de fobia social. Estamos preparados para atender problemas no casamento, questões que envolvem relacionamento familiar, conflitos com os filhos, adolescentes, crianças e terceira idade”, completa Mariangela Mantovani.
Há a cobrança de uma taxa durante todo o tratamento. Esse valor é uma doação para a Igreja e serve para manter a estrutura disponibilizada pelo Santuário para o acolhimento das pessoas. O valor também configura um compromisso com o tratamento, já que não é possível faltar às sessões de terapia.
Acolhimento
Cristhie Bachion conheceu Mariangela numa palestra sobre bullying na escola de seu filho. Como estava enfrentando uma fase difícil, não hesitou em falar com a psicóloga.
Cristhie Bachion. Foto: Arquivo Pessoal
“Estava precisando muito de ajuda psicológica porque meu filho tem TDH, além de uma ansiedade elevada. Há três anos, meu marido faleceu de Covid e nos encontrávamos numa fase em que a ajuda era necessária. O atendimento do meu filho logo iniciou e eu também fui encaminhada para outra psicóloga. Fomos muito bem acolhidos, sou grata a tudo isso que está acontecendo, passei tanto tempo precisando dessa ajuda e agora ela chegou. Este é um projeto muito especial, estou bem feliz por fazer parte dele”, afirma a paciente.
40 anos de serviço psicológico oferecido à comunidade. Foto: Divulgação
O Serviço de Atendimento Psicológico da Paróquia e Santuário São Judas Tadeu soma, ao final de cada ano, cerca de 800 atendimentos psicológicos, uma prestação de serviço em favor do bem-estar emocional das famílias. “Sinto imensa gratidão pelo apoio dos padres e funcionários do Santuário, que são essenciais nessa jornada. Hoje, com orgulho, vejo que, apesar das dificuldades, trabalhei incansavelmente por 40 anos para manter vivo esse projeto. Sou profundamente grata aos voluntários que me ajudam a seguir em frente, e juntos, vamos garantir que esse serviço nunca deixe de existir”, finaliza Mariangela Mantovani.
Mais informações
Paróquia e Santuário São Judas Tadeu
Avenida Jabaquara, 2682.
Telefone: (11) 3504-5700
Site: saojudas.org.br
Produtos Paulinas
- Quando é necessário dizer não
- Filhos felizes, O segredo da educação de adolescentes para uma vida bem-sucedida
- Amor sem DR, Construa uma relação amorosa duradoura