A coleção "Fonte Viva" é constituída de obras que investigam as fontes das doutrinas, teologias e celebrações da Igreja. São textos de referência valiosa e consistentes, tem um cunho pastoral, com linguagem acessível e, ao mesmo tempo, profunda. Os volumes são apresentados em formato grande com encadernação diferenciada e conteúdo primoroso.
O presente volume visa introduzir na leitura da Bíblia por parte dos Padres cristãos imediatamente sucessivos aos Apóstolos e aos autores do Novo Testamento, procurando compreender a sua intuição originária, a problemática histórica, existencial e, naturalmente de fé.
Trata-se não somente de uma simples antologia de textos patrísticos, mas de um auxílio para ler aqueles textos e adquirir uma atitude interior atenta às razões da mente e do coração, e não apenas para descobrir o método.
Dos Padres antigos não interessa tanto o que eles puderam oferecer sobre a exegese propriamente dita de um texto, quanto o seu modo de compreendê-lo e como viveram aquela exegese. Em primeiro lugar emerge a situação existencial, histórica, pessoal, mas sobretudo a experiência de fé com a qual um determinado texto bíblico foi por eles estudado e compreendido.
Ler autores como Justino mártir, Melitão de Sardes, Irineu e Hipólito comporta um conhecimento muito grande do seu contexto humano, aqui apresentado em pequenos tópicos.
Clique aqui e conheça mais sobre o autor e palestrante Guido Innocenzo Gargano, autor italiano.