Foto: Pexels / Pixabay
A sabedoria popular sempre disse que “rir é o melhor remédio”, a ideia é não deixar se abater e responder às adversidades com bom humor. A Ciência reconhece os benefícios das risadas para a saúde física e mental: pesquisas indicam que pessoas que sorriem muito durante a vida tem uma expectativa de 5 a 7 anos mais longa.
Sorrir é mais que uma expressão facial involuntária. É uma ação que provoca mudanças químicas no organismo e traz benefícios para a saúde. Em uma boa risada são liberados os hormônios da felicidade – serotonina, dopamina, adrenalina e endorfina.
Sorrir é contagiante
Sorrir frequentemente não faz apenas bem para você, mas para todas as pessoas ao seu redor. Quando agimos sorrindo, agimos melhor e transformamos o mundo com a mesma intensidade positiva.
Rir...
fortalece o sistema imunológico - A endorfina liberada pelo riso ajuda a reduzir o estresse e a aumentar o número de células imunes e anticorpos no organismo. Por isso, quem tem o costume de rir com frequência além de levar uma vida mais leve, tem menos chance de desenvolver doenças e infecções.
protege o coração - Estudos recentes indicam que o riso aumenta a quantidade de oxigênio que o coração consegue bombear para todo o corpo, além de promover relaxamento dos vasos sanguíneos e uma maior expansão arterial. A risada também tem o potencial de reduzir biomarcadores inflamatórios, diminuindo o risco de ataques cardíacos.
afasta o estresse e combate a depressão - O sorriso ajuda a melhorar o humor e a aumentar a autoconfiança, o que, consequentemente, tem um impacto positivo na autoestima. Por isso, muitos hospitais oferecem a chamada “terapia do riso” para os pacientes internados, já que uma boa risada é capaz de afastar sensações desagradáveis vivenciadas por quem está passando por algum tratamento.
Foto: Pexels
Efeito terapêutico
Conversamos com Arthur Argondizo Gonçalves, especialista em Psicologia Hospitalar e responsável pelos Cuidados Clínicos do Hcor, confira o que ele disse sobre os benefícios de sorrir:
- Podemos associar o riso a um remédio, como algo que tem efeito terapêutico, que acalma, relaxa?
Sim, afinal, para além dos fatores bioquímicos associados, o riso é a máxima expressão de leveza e espontaneidade. É quando se perde parte do controle sobre si frente a um estímulo arrebatador e inesperado. Rebaixar controles, defesas e rigidez, deixando fluir o comportamento de forma menos protegida é potencialmente terapêutico e relaxante em diversos contextos.
- É verdade que rir libera substâncias que trazem sensação de bem-estar?
Sim, quando rimos o cérebro libera neurotransmissores diretamente responsáveis pelo prazer, regulação do humor e alívio da dor, como a serotonina e a endorfina. Essas substâncias químicas promovem as sensações de euforia e bem-estar, além de ajudar a reduzir o estresse e de facilitar o relaxamento.
- Por que dizem que sorrir rejuvenesce?
Alguns motivos levam ao entendimento de que sorrir é rejuvenescedor. Sorrir pode ajudar a reduzir o estresse. Ao sorrir são liberados neurotransmissores que podem melhorar o humor. Quando se está de bom humor, você pode parecer mais jovem e cheio de energia. O estresse crônico está associado ao envelhecimento prematuro da pele, como rugas e linhas finas. Sorrir naturalmente relaxa os músculos faciais, reduzindo a tensão que pode contribuir para o aparecimento de rugas e linhas de expressão.
“Vamos sempre nos encontrar com um sorriso, pois o sorriso é o começo do amor”, Madre Teresa de Calcutá
“O riso é atemporal, a imaginação não tem idade e os sonhos são para sempre”, Walt Disney
“Meu riso é tão feliz contigo. Meu melhor amigo é o meu amor”, Tribalistas