Artigos
Artigos

Caminho espiritual de Irmã Tecla Merlo

Irmã Tecla foi uma mulher à frente de seu tempo, repleta de uma escuta profunda da ação de Deus na história

Pais de Irmã Tecla Merlo. Foto: Arquivo Paulinas

De origem simples e de uma família profundamente cristã, Teresa (nome de batismo de Tecla) aprendera de modo particular de sua mãe, a senhora Vicência Rolando Merlo, o grande valor da oração e da espiritualidade.

Uma pessoa simples, transparente, dotada de uma sabedoria divina adquirida pela constante oração que a culminou com os dons necessários para aderir a um projeto, um caminho arriscado: ser colaboradora na grande missão do anúncio do Evangelho com os novos Meios de Comunicação.

Chamado vocacional

Uma missão completamente nova para a época. Aceitando a proposta do padre Tiago Alberione em 27 de junho de 1915, mesmo com suas fragilidades, com coragem colocou-se a caminho tornando-se sua grande colaboradora.

Foto: Arquivo Paulinas

Deixando-se conduzir “com mão forte, senso materno, forte capacidade intuitiva, ampla visão de futuro e uma fé inabalável no desígnio de Deus, que passo a passo, estava tomando forma, mesmo que nem sempre fosse fácil ver com nitidez o horizonte para o qual estava andando”, assumiu e levou adiante por toda vida a missão de guiar a Congregação, sendo a Primeira Mestra, a Madre Geral das Filhas de São Paulo.

Oferta da própria vida pela santificação das Paulinas

De profunda união com a Santíssima Trindade, em Ariccia, no dia 28 de maio de 1961, Mestra Tecla ofertou sua vida pela santificação de todas as Filhas de São Paulo espalhadas pelo mundo inteiro, não somente por elas, mas também por aquelas que, no futuro, se uniriam ao seu sonho e ideal de vida: anunciar Jesus Mestre Caminho, Verdade e Vida com os meios de Comunicação Social. 

Irmã Tecla Merlo com as Filhas de São Paulo. Foto: Arquivo Paulinas

Seu caminho foi trilhado com muita docilidade e humildade em todas as situações, mesmo naquelas mais difíceis. Com um sorriso doce e pacífico sempre exclamava: “Deo gratias!”, ou ainda um “paciência”. 

Vida contemplativa e ativa

De Tecla aprende-se“unir vida contemplativa com a ativa”, pois foi isso que ela experimentou durante toda sua vida. De fato, Padre Tiago Alberione e Mestra Tecla trilharam um caminho de humanidade que se unia a uma espiritualidade profunda.

Nos inícios turbulentos e cheios de esperança da Fundação da Família Paulina, era preciso confiar que Deus os estava ajudando e muitos foram os sinais de que aquela obra era querida por Deus: luzes, vocações santas e abundantes, contribuições financeiras e apostólicas, tudo ato da Providência Divina.

Assim, percebemos que eles foram pessoas de grande fé, unidas pelo desejo da consagração total a Deus no percurso das fundações Paulinas.
Eles levaram e continuam levando ao mundo, Jesus Mestre, Caminho, Verdade e Vida, com os meios mais modernos e eficazes de comunicação.

Site Desenvolvido por
Agência UWEBS Criação de Sites