Foto: Alexsandra Araujo, fsp
Falar de Carlo Acutis, o mais jovem santo da Igreja, é compreender como a santidade se concretiza nas pequenas coisas, nos gestos cotidianos, na alegria de viver, na partilha dos dons e por meio de uma vivência sólida e experiencial da fé. Todas essas características podem ser encontradas em Carlo Acutis, pois ele era um jovem aberto às realidades do mundo e ao ordinário da vida. Refletimos e nos perguntamos: quantos jovens, hoje, realizam um processo de maturação, buscando conhecer-se para poder discernir, à luz da fé, qual caminho devem trilhar ou qual vocação devem seguir?
Para compreender qualquer realidade, seja na sociedade ou na Igreja, é essencial conhecer a história e como ela foi construída ao longo do tempo. No caso de Carlo Acutis, é fundamental entender o período histórico em que nasceu o mais novo santo da Igreja. Isso também nos convida a fazer uma pesquisa e reflexão mais profunda: quais eram os principais acontecimentos no mundo e no país no ano ou no dia em que nasci? A que geração pertenço? Há características dessa geração que se identificam comigo? Fica a sugestão para esse exercício após a leitura. Agora, vamos explorar um pouco o contexto geracional de Carlo Acutis.
As gerações são definidas como um grupo de pessoas nascidas em um determinado período, influenciadas pelo contexto histórico no qual estão inseridas. Cada geração possui características próprias no que diz respeito ao comportamento, costumes e valores. Carlo foi um jovem da geração Y (1981 a 1996), também conhecida como millennials. Essa geração vivenciou a transição do analógico para o digital, o que fez com que a tecnologia estivesse intrinsecamente presente em seu contexto histórico e em sua visão de mundo.
Foto: Alexsandra Araujo, fsp
Os millennials possuem características marcantes, como inovação, facilidade e rapidez no aprendizado, defesa de causas sociais, valorização das experiências, liberdade, rapidez e praticidade. Ao compreender a sua geração e as influências vividas nesse período, é possível entender por que a tecnologia se tornou tão presente, ao ponto de transformar sua vida e ser um divisor de águas em sua missão no ambiente digital.
Se lermos a sua história agora, à luz da fé e do contexto social e histórico, ela é feita de contínuos discernimentos e aprofundamentos sobre a fé e a vida, bem como de uma maturação sempre voltada para uma maior colaboração com a vida e a missão da Igreja. Carlo era um jovem com profunda devoção à Santíssima Virgem Maria e cultivava um grande amor por Jesus Eucarístico.
O cultivo de sua religiosidade transparecia em sua vida por meio da comunhão diária, da oração do rosário, da adoração eucarística e do desejo contínuo de conversão, alcançado através do sacramento da reconciliação. Sensível às realidades que o circundavam, buscava ajudar os mais necessitados e marginalizados da sociedade, além de colaborar continuamente em sua paróquia por meio da evangelização, com destaque para o uso de tecnologia no auxílio aos sites paroquiais.
Foto: Alexsandra Araujo, fsp
Continuemos a pedir a intercessão de Carlo Acutis por tantos jovens que não sabem qual caminho percorrer ou qual vocação seguir, para que, por sua intercessão junto ao Senhor, possam caminhar e atender com alegria aos apelos que o Divino Mestre faz em suas vidas.
São Carlo Acutis, rogai por nós!
Irmã Alexsandra Araujo, fsp é religiosa da Congregação das Filhas de São Paulo. Possui Bacharelado em Teologia pela Universidade Católica de Pernambuco e Sistemas para Internet na Universidade Anhembi-Morumbi. É autora da Novena a Carlo Acutis pela Paulinas Editora.