SAB - Serviço de Animação Bíblica
Serviço de Animação Bíblica (SAB)

Carta aos Efésios: “É pela graça que fostes salvos!” (Ef 2,5)

 

Com alegria, a Paulinas Editora lança o livro: “Carta aos Efésios: ‘É pela graça que fostes salvos!’ (Ef 2,5)”.

Esse livro tem como finalidade aprofundar o conhecimento do tema do “Mês da Bíblia” de 2023, promovido pela Igreja Católica Apostólica Romana.

O tema - Carta aos Efésios e o lema - “Vestir-se da nova humanidade” Ef 4,24 - foram escolhidos pela Comissão Bíblico-Catequética da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e outras instituições bíblicas, entre elas, o Serviço de Animação Bíblica (SAB/Paulinas), departamento no qual atua Ir. Zuleica Silvano, uma das autoras do livro.

Essa obra é fruto da reflexão de três autores. A primeira é a doutora Zuleica Silvano, paulina, professora do departamento de Teologia da FAJE e assessora do Serviço de Animação Bíblica (SAB/Paulinas). O segundo é Antônio César Seganfredo, padre scalabriniano, doutor em Teologia Bíblica pela Pontifícia Universidade Santo Tomás de Aquino (Roma), com especialização pela École Biblique de Jerusalém. É professor de NT, diretor administrativo do ITESP (Instituto Teológico São Paulo), e secretário da ABIB (Associação Brasileira de Pesquisa Bíblica) 2023-2024. Contamos também com a colaboração de Vinicius Pimentel Baquer, presbítero do clero da Diocese de Diamantino (MT); bacharel em Teologia pela FAJE (BH-MG) e mestre em Teologia pela PUCRS (POA - RS).

Essa obra é destinada aos agentes de pastoral, religiosos, religiosas, estudantes de graduação e público em geral que deseja conhecer mais a Carta aos Efésios, bem como os líderes de reflexão bíblica e lideranças dos Círculos Bíblicos, que se preparam para estudar com seus respectivos grupos, o “Mês da Bíblia 2023”. 

A Carta aos Efésios é um dos livros do Novo Testamento, pertencente à tradição paulina, mas não se situa entre os escritos autênticos do Apóstolo, sendo, portanto, uma carta deuteropaulina, juntamente com Cl e 2Ts. Essa carta foi bastante influenciada pela Carta aos Colossenses e traz algumas temáticas próprias das cartas consideradas autênticas de Paulo, denominadas, protopaulinas.

Ela é formada por seis capítulos, e estrutura-se em dois grandes blocos. O primeiro traz um conteúdo densamente teológico, sobressaindo os aspectos cristológico e eclesiológico (Ef 1–3), sendo a Igreja o Corpo de Cristo, e Cristo a “cabeça” do corpo eclesial. A segunda parte é parenética e exorta a comunidade, formada pelos(as) batizados(as), tanto oriundos da cultura judaica como da gentílica, a manterem a unidade na diversidade; a agirem eticamente, tendo Cristo como o princípio normativo; a comportarem-se como filhos da luz; a revestirem-se da “nova humanidade” em Cristo, a mudarem as relações familiares e sociais, a serem imitadores de Deus, deixando-se guiar pelo Espírito (Ef 4–6). A carta conclui-se com um convite a prepararem-se para um “combate espiritual” contra todas as potências do mal, contra o antirreino, isto é, tudo o que contraria o Reino de Deus. 

Esta obra intitulada “Carta aos Efésios ‘É pela graça que fostes salvos!’” (Ef 2,5) visa apresentar os elementos introdutórios da Carta, tais como: o interlocutor ao qual é dirigida; a problemática subjacente, as características específicas, as formas literárias, a estrutura e os destaques teológicos emergentes dos conteúdos abordados (Capítulo 1). Após a introdução, serão analisados os textos conforme a estrutura da epístola, que basicamente se subdivide em quatro partes. Na primeira parte, tem-se a análise do cabeçalho, da bênção e da ação de graças (Capítulo 2), contando com a colaboração de Zuleica Aparecida Silvano. A segunda, inicia-se com a análise do corpo da carta, uma parte mais teológica, sendo comentado, de forma exegética, o texto de Ef 2 (Capítulo 3), na qual conta-se com a contribuição do autor Antônio César Seganfredo. Na sequência, são analisadas tanto a parte teológica, dando continuidade ao bloco anterior (Ef 2), como a exortativa, presente em Ef 3–6, tendo como autoria Vinicius Pimentel Baquer e Zuleica (já mencionada) (Capítulos 4-7). 

Ao mergulharmos no estudo da Carta aos Efésios deparamos-nos com um escrito perpassado pela presença amorosa de Deus, que se revela no decorrer de todo a História da Salvação.

O Deus Criador que desvela seu amor no Filho Cristo Jesus, e nos garante a presença constante do Espírito Santo. Ao estudarmos, por meio desse comentário, a Carta aos Efésios, possamos renovar a convicção de que “é pela graça que somos salvos” (Ef 2,5).

Carta aos Efésios: “É pela graça que fostes salvos!” (Ef 2,5)
Editora: Paulinas
Autores: Antônio César Seganfredo,Vinicius Pimentel Baquer e  Zuleica Aparecida Silvano
ISBN: 9786558082217
Formato: 14 x 21
Páginas: 158
Edição: 1ª
Ano de Publicação: 2023

 

Site Desenvolvido por
Agência UWEBS Criação de Sites