Notícias
Notícias

Casamento em clima de namoro

Conforme o tempo passa a paixão dá lugar a outros sentimentos, mas é preciso manter o clima de romance no ar

Foto: Pexels

Todo mês de junho começa em clima de romance por conta do Dia dos Namorados. As vitrines das lojas se enchem de corações e a cor predominante é o vermelho, o tom da paixão.

Paixão que naturalmente vai dando lugar a outros sentimentos conforme os anos de casamento vão passando e o relacionamento vai amadurecendo.

“Quando um casal se conhece há uma força, uma energia que chamamos de paixão. Passados alguns meses, aquela volúpia tende a diminuir um pouco porque o casal está se conhecendo e se enxergando de uma forma mais real. Com o passar dos anos a paixão vai se transformando em amor e você passa a enxergar a pessoa com mais clareza, agora você sabe como realmente ela é e você também se mostra da forma como é”, explica a psicóloga clínica educacional Mariangela Mantovani.

A paixão passa

É comum idealizar o parceiro no início da relação, mas depois é normal achar que o marido deixou de ser carinhoso ou que a esposa agora está relaxada. Sabe por que isso acontece?

Porque as expectativas mudam conforme o tempo passa e a idealização inicial do parceiro dá lugar a um olhar menos encantado. Mas, ao mesmo tempo, acontece uma transformação da relação para algo mais estável, uma construção de um companheirismo que traz confiança e cumplicidade. A confiança é construída de uma forma mais forte e sedimentada.

Dia a dia

Os desafios no casamento não são poucos: problemas na maneira de se expressar, dificuldades financeiras e dúvidas em relação à educação dos filhos são as principais queixas segundo a psicóloga que é autora do livro Amor sem DR, da Paulinas Editora. “Há quem sinta monotonia por conta da cristalização da rotina e quem tem saudades dos amigos. A intimidade pode trazer uma diminuição da atração física e o casal tem que trabalhar a relação para que isso seja alimentado, afinal é essencial manter o calor no relacionamento”, completa Mariangela Mantovani.

Foto: Pexels

O casal deve investir continuamente na união. É essencial manter-se atento ao parceiro, assim o relacionamento vai sendo reconstruído ao longo dos anos. Diálogo, amor próprio e bom humor são essenciais para sustentar uma relação saudável. Uma comunicação honesta fortalece a conexão emocional e evita mal-entendidos.

Romance no ar

Tem coisa melhor do que sair da rotina? Ouvir uma seleção de músicas românticas ao final do dia, receber flores inesperadamente, achar um bilhetinho carinhoso no bolso e sair para jantar no meio da semana são atitudes simples e muito significativas para o outro.

“Há momentos em que você precisa privilegiar o relacionamento afetivo e o afetivo sexual. Investir na relação é fazer uma programação a dois no final de semana, sair para caminhar, ir ao parque, andar de bicicleta, cozinhar juntos, programar um cineminha... Tudo isso traz harmonia e descontração para a relação. Desta forma é possível manter o clima de namoro no casamento”, finaliza a psicóloga.


Produtos Paulinas

Amor sem DR 

A linguagem do amor

Amores que deram certo, amor que não deu certo 
 

Site Desenvolvido por
Agência UWEBS Criação de Sites