Música

Cinco gestos para melhor se relacionar com a Trindade Santa

Ao adorar a Santíssima Trindade, o cristão também compreende como a humanidade se insere na comunhão de amor da Trindade. Através da música também, podemos nos aproximar do Deus Uno e Trino

A Santíssima Trindade com Coroa - Max Fürst (1846–1917)

A Santíssima Trindade é um lindo mistério de amor! Um só Deus em Três Pessoas: o Pai é o que ama; o Filho é o Amado; e o Espírito Santo é o amor! Eles formam uma comunhão e unidade perfeitas, e esse amor sem medidas transbordou criando o gênero humano. Vamos apresentar cinco gestos e músicas para o aprofundamento da intimidade com o Deus Uno e Trino, mas antes compreenda melhor o que a Igreja ensina:

O mistério da Santíssima Trindade é o mistério central da fé e da vida cristã. É o mistério de Deus em si mesmo. E, portanto, a fonte de todos os outros mistérios da fé e a luz que os ilumina. É o ensinamento mais fundamental e essencial na «hierarquia das verdades da fé» (Catecismo da Igreja Católica nº 234).

Na plenitude dos tempos, Cristo encarnou-se a fim de que, por Ele, a humanidade conhecesse o rosto terno e misericordioso do Pai. Um Deus que está sempre perto do Seu povo e revela-se em Jesus Cristo, na comunhão do Espírito Santo. Uma maravilhosa verdade celebrada na Solenidade da Santíssima Trindade, ou seja, no domingo seguinte a Pentecostes, já na retomada do Tempo Comum. Contudo, glorificar a Trindade deve ser um ato diário ou a cada batida do coração. 

O Deus Uno Trino criou cada criatura e tudo o que existe; conduz cada passo da trajetória humana; envolve toda a terra com o Seu amor e o Seu Espírito; e mesmo sendo o Deus Todo Poderoso, não está distante, mas no coração de cada homem, de cada mulher. Esta é a maior preciosidade da vida de um cristão! Sendo assim, a cada dia do ano podemos ter alguns gestos: 

1)  Professar a fé no Deus Uno e Trino. O dogma da Trindade Santa foi definido em duas etapas: primeiramente no Concílio de Niceia (325 dC) e no primeiro Concílio de Constantinopla (381 dC). E, assim, cantemos: Cremos em Deus!

2) Reafirmar a confiança na Providência Divina, que rege a nossas vidas, pois O Senhor Deus é meu Pastor e nada pode me faltar! 

3) Gratidão: a palavra que deve inspirar nossas ações diante de Deus. Ele cuida e nos dá tudo de que precisamos. Eu agradeço. Tanta bondade merece a minha prece e louvor”.

4) Mais do que compreender, adorar O Mistério da Trindade. O Compêndio do Catecismo da Igreja afirma que “Deus deixou alguns vestígios do seu ser trinitário na criação e no Antigo Testamento, mas a intimidade do seu Ser como Trindade Santa constitui um mistério inacessível à pura razão humana e até mesmo à fé de Israel antes da Encarnação do Filho de Deus e da missão do Espírito Santo. Esse mistério foi revelado por Jesus Cristo e é a fonte de todos os outros mistérios” (CCIC, 45).

5) E, claro, render sempre todo o louvor à Santíssima Trindade! A Ela toda honra e glória para sempre! Amém!

Confira outras canções da playlist “Santíssima Trindade” para rezar em casa ou tocar nas Missas e nos encontros dos grupos e pastorais. Será uma bela oportunidade de adentrar no coração de Deus e mergulhar na comunhão de amor da Trindade. 
 

Site Desenvolvido por
Agência UWEBS Criação de Sites