Foto: Viviani Moura, fsp
A Casa da Mãe, em Aparecida (SP), é o local da 61ª Assembleia Geral da CNBB, promovida pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil.
Aparecida, há 13 anos, é sede da Assembleia Geral, que antes acontecia em Itaici (SP).
Ano passado, 2023, na 60ª Assembleia da CNBB foi eleita a nova presidência para o quadriênio 2023–2027, eleitos os doze presidentes das Comissões Episcopais e os bispos que representam o Brasil no Sínodo dos Bispos, em Roma. Eleitos também os representantes da CNBB junto ao Conselho Episcopal Latino Americano (CELAM).
61ª Assembleia Geral Ordinária da CNBB
Este evento acontece de 10 a 19 de abril. Tem como temática principal a realidade da Igreja no país e a atualização das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (DGAE).
Reúne os cardeais, arcebispos, bispos diocesanos, eméritos, auxiliares e coadjutores, administradores diocesanos e representantes de organismos e pastorais da Igreja. Atualmente, a Igreja no Brasil tem 279 circunscrições, 486 bispos, dos quais 318 estão no exercício do governo pastoral de alguma diocese e 168 são eméritos. Neste evento, marca presença o Núncio Apostólico no Brasil, dom Giambatistta Diquattro.
Os membros da presidência da CNBB são: dom Jaime Spengler (presidente), dom João Justino de Medeiros Silva (primeiro vice-presidente), dom Paulo Jackson Nóbrega (segundo vice-presidente) e dom Ricardo Hoepers (secretário-geral).
Pauta da 61ª Assembleia
O evento inaugura-se, no Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, quarta-feira, 10 de abril, às 7h, com a Missa presidida pelo arcebispo de Porto Alegre e presidente da CNBB, dom Jaime Spengler.
Neste dia, os bispos fazem o retiro espiritual, com a pregação do secretário de Estado do Vaticano, o cardeal Pietro Parolin.
A realidade da Igreja no Brasil e a atualização de suas Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora é o tema central da Assembleia.
Outros quatro temas prioritários são abordados: o Sínodo dos Bispos 2021-2024, o Jubileu 2025, o Relatório da Presidência e a Juventude.
A Assembleia emitirá ainda quatro mensagens: ao Papa, ao prefeito do Dicastério para os Bispos, ao povo brasileiro e ao povo católico.
Foto: Viviani Moura, fsp
Informações para toda a Igreja
Para que todos sejam informados e acompanhem este grande evento, as coletivas de imprensa acontecem na parte da manhã.
Na sala de coletivas, no Centro de Eventos Pe. Vitor Coelho de Almeida, dia 10 de abril, às 10h30, os membros da presidência da CNBB falam dos temas da Assembleia e atendem a imprensa.
Outros canais de comunicação disponíveis:
Boletim Igreja no Brasil Especial
O já tradicional boletim Igreja no Brasil, que é veiculado nas redes sociais, agora terá dois formatos. No Instagram, uma versão compacta de um minuto com as três principais notícias, a cada dia da assembleia. Já no YouTube, também uma versão diária na assembleia com três temas e falas dos bispos.
Canais no WhatsApp e Instagram
Agora será possível receber as notícias da CNBB direto no WhatsApp. Também no Instagram, está disponível o canal “CNBB nas Redes“, com informações e interação com os participantes.
CNBB Podcast
No final de cada manhã e no final da tarde, vai ao ar um podcast ao vivo pelas redes sociais, que depois será disponibilizado na plataforma SoundCloud. O CNBB Podcast vai abordar os temas e destaques do dia, além de apresentar experiências de aplicação das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora e de realidades pastorais.
Boletim de Rádio diário
Em parceria com as emissoras de rádio de inspiração católica reunidas na Associação Católica de Comunicação Signis Rádio, será oferecido um boletim ao final da manhã com os principais temas abordados pelos bispos no dia. O material poderá ser ouvido na plataforma SoundCloud ou nos jornais produzidos pelas rádios católicas de todo o Brasil.
Portal da CNBB
Diariamente, o portal da CNBB será atualizado com as principais notícias da Assembleia, como os assuntos abordados, a cobertura das coletivas de imprensa e a divulgação de eventuais posicionamentos aprovados pelos bispos. Acesse: cnbb.org.br/61agcnbb/
Portal Paulinas
Também o Portal Paulinas estará atento e vai informar sobre os principais momentos da 61ª AGCNBB. Acompanhe por aqui: universo.paulinas.com.br/
O assessor de Comunicação da CNBB, padre Arnaldo Rodrigues, destacou a importância deste momento: "A Assembleia Geral é o órgão máximo da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil. Ela representa, sobretudo, o grande momento de comunhão do episcopado, além de ser o ponto de referência que oferece a toda a Igreja no Brasil, reflexões e indicações pastorais pertinentes à evangelização. É nesse cenário que queremos reunir toda a Igreja no Brasil em oração e unidade com o episcopado."
Cobertura de Paulinas
Para acompanhar e comunicar as reflexões e propostas pastorais da Igreja fazem a cobertura da 61ª AGCNBB, as irmãs:Viviani Moura, Ivonete Kurten e Patrícia Silva.
Clique aqui e veja a playlist completa das entrevistas realizadas na 61ª Assembleia dos Bispos do Brasil sobre diversos assuntos.