Editora

Coisas de mãe: a rotina mágica de uma mãe e sua filha em um livro que tem canções com cheiro de fruta

Livro da portuguesa Silvia Alves seduz o leitor com uma narrativa rica e poética, contando com a interpretação imagética do ilustrador João Caetano

Pode a rotina de uma mãe e sua filha ser interessante a ponto de encantar e nos fazer “devorar” as páginas de um livro e sentir aquele “quentinho” no coração? No caso do livro “Coisas de Mãe” (Paulinas, 2006) sim! O livro narra a rotina de uma mãe e sua pequena filha narrada a partir do olhar da criança para a sua mãe.

Nas descobertas de cada dia, como as canções “com cheiro de fruta” por causa do amadurecer das maçãs, passando pelas histórias cujos finais a mãe “cosia e remendava o final”, como da cigarra e da formiga, mostrando as agruras do inverno, até a saudade do pai, que foi trabalhar bem longe e envia uma carta ao mês.

A admiração e o carinho com os quais a menina enxerga a sua mãe são comoventes, sendo descritos por ela com frases poéticas, como “ as mães são fadas sem asas que conseguem fazer coisas impossíveis” ou “lá fora cantavam os grilos, aqui dentro, a sua mãe”, ou ainda “as mães protegem os filhos dos lobos”. 

Nessa rotina entre mãe e filha, os pequenos leitores vão aprendendo sobre relações humanas e sobre as coisas da vida e da natureza, vez que a autora, Sílvia Alves, é professora de Ciências. O texto eminentemente poético que sustenta uma infância nutrida pelo afeto materno. 

O ilustrador João Caetano imprime sua interpretação imagética à história, conferindo autonomia às imagens, que, paralelamente, constroem a sua narrativa. Ele utiliza várias técnicas e seduz o leitor para os cantos das páginas, para fora das molduras, para dentro da boca do lobo... convidando-o para uma viagem que não tem fim.

O livro é indicado para leitores iniciantes mas, além das crianças, pode ser uma leitura para adultos que querem sentir o afeto materno em uma texto poético e ilustrações que captam nossa atenção afetuosa.

Sobre a autora

Sílvia Alves nasceu em Portugal, onde estudou biologia e geologia. Foi professora de Ciências e crítica de Literatura Infantil. É contadora de histórias em escolas, bibliotecas e hospitais pediátricos.

Sobre o ilustrador

João Caetano nasceu em 1962, em Moçambique. Tem o curso de Pintura da Escola Superior de Belas Artes do Porto. Vive e desenvolve a atividade artística na cidade de Ovar, em Portugal. Suas ilustrações estão presentes em dezenas de livros. 

Sobre Paulinas

Referência de qualidade, ética e respeito pela diversidade cultural, Paulinas Editora está presente no Brasil desde 1931 e, ao longo de sua trajetória, vem sendo reconhecida por sua atuação com inúmeras premiações, com destaque para oito Prêmios Jabuti – o mais importante prêmio literário do País, conferido pela Câmara Brasileira do Livro –, e com participação em feiras literárias internacionais.

Assume como valores em sua ação: Alegria em servir; Amor à missão; Colaboração e criatividade; Comunhão e participação; Espiritualidade; Harmonia e beleza; Ética e responsabilidade social.


Contato para a imprensa: Marco ASA | Tel.: (11) 5081-9333 | WhatsApp: (11) 96585-1710 | [email protected]

Site Desenvolvido por
Agência UWEBS Criação de Sites