Família Cristã

Comissão Vida e Família reúne movimentos e serviços eclesiais para fortalecer o compromisso com a vida

As coordenações nacionais, os movimentos e serviços que atuam junto às famílias no Brasil, reuniram-se em Brasília (DF)

Participantes do encontro. Foto: Arquivo Pastoral Familiar

Mais de 30 pessoas, representando diversas realidades da Igreja Católica no Brasil, participaram, no sábado, 22 de fevereiro, em Brasília, da 6ª edição do Encontro Nacional com os movimentos e serviços eclesiais. 

O encontro foi promovido pela Comissão Episcopal para a Vida e a Família da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) para promover o diálogo e a comunhão entre aqueles que trabalham na evangelização das famílias.

Celebrar a vida

O evento aconteceu na sede da Secretaria Executiva Nacional da Pastoral Familiar (Secren) e começou com a celebração da Santa Missa, presidida por dom Moacir Silva Arantes, bispo de Barreiras (BA) e membro da Comissão Vida e Família.

Durante a homilia, ele destacou a missão a qual Deus chamou a cada um, a partir do batismo. Motivou os participantes a dar continuidade às ações executadas por meio dos movimentos e pastorais.

“O missionário faz porque é a missão dele. O pai e a mãe são missionários da vida das suas crianças”, afirmou o bispo, ratificando as palavras do Papa Francisco na Amoris Laetitia: “A família é o lugar onde os pais se tornam os primeiros mestres da fé para seus filhos, uma tarefa ‘artesanal’, pessoa a pessoa” (AL 16).

O encontro se desenvolveu em clima sinodal, de escuta e diálogo, buscando nas partilhas dos diversos carismas, o objetivo de cuidar, promover e defender a Vida e a Família. Assim, chegaram, em comunhão, a alguns compromissos que foram registrados numa carta.

Compromissos assumidos

Juntos, os participantes reafirmaram o compromisso de defender a vida desde a sua concepção até a morte natural. 

Assumiram a corresponsabilidade de buscar políticas públicas em favor da família, numa efetiva e concreta comunhão eclesial.

Foto: Freepik

Neste caminho de unidade, todos e todas vão contribuir para que a exortação apostólica "Amoris Laetitia" chegue às mãos das famílias. A ação evangelizadora não se limita a observar de longe, mas atua na realidade, impulsionada pelo apelo de Jesus Cristo, como apresenta a vocação da família, no capítulo III da Amoris Laetitia: o olhar fixo em Jesus.

Neste sentido, cultivar proximidade, comunhão, afeto, apoio e estímulo aos irmãos e irmãs engajados na animação e no cuidado pastoral das famílias nas paróquias e comunidades.

Rezar ao Espírito Santo para que os ajude a trabalhar e serem sinais de esperança e mais eficazes na tarefa de acompanhar crianças, jovens, idosos, viúvos, separados, cônjuges e famílias inteiras nos desafios morais e espirituais da sociedade de hoje.

Visita à CNBB

O grupo de representantes dos movimentos e realidades da Igreja visitou a sede da Conferência Nacional dos Bispos no Brasil (CNBB), também em Brasília. Foram recebidos pelo subsecretário-geral adjunto da CNBB, padre Leandro Megeto, que apresentou um panorama da atuação da entidade no país. 

O grupo manifestou o desejo de que em todas as famílias cresçam a alegria do amor e vivam sempre como peregrinos e sinais de esperança uns para com os outros, dentro de casa e fora dela.

Como Igreja em saída, conscientes da missão que o Senhor lhes confiou, todos se colocam disponíveis para uma evangelização que alcance as famílias, preferencialmente as mais feridas, que precisam de maior cuidado pastoral.

Uma árvore que cresce

Ao final do encontro, dois gestos concretos foram realizados na intenção de destacar a importância do Ano Jubilar e de colocar os trabalhos propostos nas mãos de Deus: Primeiro: plantaram uma árvore na sede da Secren no intuito de que as conclusões, com a planta cresçam e dêem frutos nos próximos anos. 

Foto: Freepik

Segundo: os participantes rezaram o terço, pedindo a companhia de Maria, Rainha da Família, na intenção da evangelização das famílias brasileiras e na realização do Jubileu deste ano.

Carta conclusiva

Para compartilhar a experiência da sexta edição do evento e motivar as demais iniciativas locais que promovem e defendem a vida e a família a participarem do próximo encontro, foi escrita uma carta e enviada a todas as Igrejas particulares.

Foto: Freepik

A carta pode ser lida na íntegra em: https://vidaefamilia.org.br/

 Solicitação

A Pastoral Familiar solicita a movimentos que atuam com as famílias que entrem em contato no endereço: (61) 3443-2900 -  E-mail: [email protected]

Site Desenvolvido por
Agência UWEBS Criação de Sites