Para crianças e adolescentes
Foto: Arquivo Centro Social
O Estatuto da Criança e do Adolescente inaugurou uma nova página da trajetória dos direitos das crianças e adolescentes do país.
Marca o reconhecimento da criança e do adolescente como sujeitos de direitos e protagonistas de sua própria história.
Esta concepção traduz o processo que resultou na maior construção legal adquirida: a criança e o adolescente como indivíduos autônomos e íntegros, dotados de personalidade e vontade próprias, devendo participar das decisões que lhes dizem respeito, sendo ouvidos e considerados em conformidade com suas capacidades e condição peculiar de desenvolvimento.
Contemplam-se nos projetos a particularidade dessa fase em que se encontram os adolescentes através do apoio, da valorização do ser pessoa em fase de desenvolvimento, no incentivo a uma formação técnico-profissional.
PROJETO VALORIZANDO A INFÂNCIA (07 a 08 anos)
A criança, em seu processo de crescimento, deve ser respeitada nos seus valores culturais, artísticos e, ao mesmo tempo, viver a liberdade de criação, o lazer, (ECA, art. 58). Através deste projeto os usuários encontram espaço que favorece seu desenvolvimento integral.
PROJETO SEMPRE CRIANÇA (09 a 10 anos)
Visa apoiar as crianças no seu processo de alfabetização, ampliando os conhecimentos trazidos da convivência familiar e do ensino fundamental, oferecendo um espaço físico adequado para que tenham oportunidade de desenvolver o seu potencial humano em todas as suas dimensões.
PROJETO CRIANÇA CERTEZA (10 a 11 anos)
Educar para a comunicação através do corpo como meio de falar para si mesmo, para o seu emocional, para a sua família, para o seu grupo social e para o mundo.
Na comunicação com o corpo o encontro com o emocional, a busca do seu equilíbrio, do prazer de viver, o gosto pela vida e seu empoderamento através da arte, teatro Expressão corporal/coreografia, esporte e capoeira.
PROJETO TEATRANDO NA VIDA (adolescentes)
Propõe a democratização da arte-teatro para adolescentes.
Na relação de ator e espectador, o projeto cria um espaço de reflexão e de ação, no contato direto com o público, favorecendo um processo de construção, transformação da sociedade e popularização da arte, criando um movimento de alegria e de descontração.
PROJETO HUMANO-SOCIAL (crianças)
O intuito é fortalecer vínculos familiares e ampliar a capacidade relacional com os grupos sociais.
Oferece dinâmicas de grupos, debates e atendimento psicopedagógico, trabalhando as dificuldades de aprendizagem.
PROJETO ALIMENTAR (crianças em situação de vulnerabilidade e risco social)
Oferta de refeições diárias para as crianças que frequentam o Centro de Promoção Humana Irmã Tecla Merlo.
PROJETO CORPOARTE (crianças, adolescentes e idosos)
O projeto visa aos benefícios da prática esportiva para o corpo, o desenvolvimento cognitivo, a socialização, a intergeracionalidade, o trabalho em equipe, o aumento da autoestima, do autodomínio e o respeito pelo outro.
PROJETO QUANDO O CORPO BAILA (7 a 10 anos em situação de vulnerabilidade e risco social)
De acordo com a declaração dos direitos da criança, a mesma tem direito à educação, para desenvolver suas atividades, seus sentimentos, divertir-se e brincar visando sempre à sua educação.
Em consonância com a declaração, o projeto oferece aulas de ballet que trabalham o lúdico, noções de espaço, lateralidade e socialização.
PROJETO ADOLESCER PARA CRESCER (adolescentes de 12 a 16 anos que frequentam a rede pública de ensino e necessitam de iniciação profissional)
A inclusão digital é uma necessidade nos tempos atuais. O projeto oferece condições ao adolescente para desenvolver o seu potencial no universo da informática, capacitando-o a operar em computador, visando à inserção no mercado de trabalho.
Oferece também, apoio socioeducativo, valorizando-o como pessoa humana em fase de desenvolvimento e garantindo uma formação técnico-profissional.
Para as famílias
Foto: Aqruivo Centro Social
Tendo como pressuposto a matricialidade sociofamiliar que compreende a família como primeiro núcleo social de acolhida, autonomia e protagonismo social entendemos a importância de fortalecer vínculos fragilizados para a promoção de uma sociedade melhor.
O Centro Social de Promoção Humana Irmã Tecla Merlo desenvolve projetos que contribuem para o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários, resgate e ampliação da capacidade protetiva e superação de fragilidades sociais.
A metodologia em vigência prevê o incentivo para que as famílias descubram suas potencialidades e habilidades, e se comprometam cada vez mais com sua promoção social através de trabalhos em grupo. O atendimento desenvolve estratégias específicas capazes de:
- Enriquecer e ampliar as dimensões pessoais, comunitárias e profissionais dos sujeitos.
- Fortalecer a autoestima, a noção de direitos e deveres e vínculos sociocomunitários.
- Desenvolver habilidades para a inserção no mercado de trabalho e geração de renda capaz de ampliar sua autonomia, buscando, junto às famílias, alternativas coletivas que indiquem direções para garantir a cidadania e a inclusão social.
Tais ações fomentam a esperança de transformação em seu núcleo familiar, na relação entre os seus e com a sociedade em nível mais amplo.
PROJETO FAMÍLIA FORTALECIDA (famílias das crianças atendidas pela entidade)
O projeto visa a apoiar as famílias cujos filhos participam dos projetos sociais desenvolvidos no Centro Social Irmã Tecla Merlo.
Às famílias é oferecido suporte humano social no seu processo de convivência familiar, levando-as a descobrir suas potencialidades, suas habilidades, bem como a co responsabilidade na promoção social dos filhos, através do seu protagonismo e empoderamento diante das transformações e mudanças sociais.
PROJETO CLUBE DE MÃES - GERAÇÃO DE RENDA (mães em situação de vulnerabilidade social)
Muitos são os talentos pessoais que, por falta de oportunidades, deixam de ser desenvolvidos e proporcionam maior realização pessoal e social.
Tendo presente essa realidade, o projeto Clube de Mães oferece às jovens senhoras e mães um espaço de descoberta dos talentos, que lhes possibilitem melhoria na renda familiar, troca de experiências, resgate da autoestima e a construção de cidadania.
PROJETO ANIMAR E CELEBRAR (idosos em situação de vulnerabilidade social)
De acordo com o Estatuto do Idoso, em seu artigo 3º, é obrigação da família, da comunidade, da sociedade e do Poder Público assegurar ao idoso a efetivação do direito à vida, à saúde, à educação, à cultura, ao esporte, ao lazer, ao trabalho e à cidadania.
É com essa perspectiva que o projeto Animar e Celebrar se propõe a atender pessoas com idade igual ou acima de 60 anos, moradoras da comunidade, proporcionando-lhes atividades que respeitem sua peculiar condição de idade, estimulando-as ao exercício das habilidades pessoais e sociais, bem como ao exercício da cidadania.
Colabore com a ação social
Você sabia que, ao adquirir os produtos Paulinas, você está colaborando com os projetos mantidos pelo Centro Social? É isso mesmo!
Ao comprar os livros, agendas, santinhos, músicas e cursos oferecidos pela Paulinas, parte do valor desses itens é destinada a custear as ações sociais dedicadas às crianças.
Outra maneira de colaborar com a qualidade de vida das famílias atendidas pelo Centro Social Irmã Tecla Merlo é fazendo uma doação. Anote os dados, torne-se um benfeitor e ajude a manter os projetos:
Banco Itaú
Agência 0081
Conta-corrente 91408-7
CNPJ: 61.725.214/0036-40
PIX: chave CNPJ: 61.725.214/0036-40
Mais informações: (11) 5973-6892