Foto: Pexels
O livro “Conviver sem bullying – Compartilhando relações de respeito”, da Paulinas Editora, mostra o quanto é fundamental que a comunidade escolar entenda a questão do bullying em toda a sua dimensão.
Um dos maiores desafios para a convivência escolar é a gestão dos casos de bullying entre os estudantes. De modo geral, as escolas atuam com medidas punitivas, o que pode responder à demanda por justiça, mas não trata do problema em sua origem.
O autor espanhol José María Avilés Martínez, que é doutor em Psicologia, sugere um plano de intervenção educativa global, propõe um projeto antibullying e defende a participação de educadores, estudantes e famílias.
Filmes e séries
A aparência do corpo, do rosto, a cor ou raça são os principais motivos que levam alunos a sofrer bullying na escola. Ensinar as crianças a identificar o problema, se defender dele e refletir sobre suas experiências é fundamental para inibir a prática.
Nesse sentido, assistir a filmes, séries e novelas que abordam o tema pode ser um bom ponto de partida para conversar com as crianças e os adolescentes sobre a temática. Confira as sugestões:
1. No ritmo do coração
O filme “No ritmo do coração” (CODA), vencedor do Oscar de melhor filme em 2022, conta a história de uma menina ouvinte que faz parte de uma família surda. A jovem Ruby sofreu bullying durante toda a vida por ter a língua de sinais como primeira língua, o que a tornou tímida e retraída.
Onde assistir: Amazon Prime Video
Classificação indicativa: 14 anos
2. Extraordinário
Conta a história de August Pullman, um menino que tem o início de sua vida escolar somente aos 10 anos, já que nasceu com uma síndrome rara que gerou diversos problemas de saúde e uma deformação no rosto.
Onde assistir: Globoplay
Classificação indicativa: 10 anos
3.As aventuras de Poliana
A história baseada no livro “Poliana”, de Eleanor Porter, virou novela do SBT e hoje é um dos conteúdos mais acessados na Netflix. A personagem cria o Jogo do Contente, uma estratégia para lidar com os desafios e extrair o que há de melhor no dia a dia.
Onde assistir: Netflix
Classificação indicativa: Livre
4. Anne com E
Anne é a protagonista desse seriado que retrata a vida em 1908. Sua trajetória passa por diversos casos de bullying entre os colegas de escola e até em casa. Suas ideias feministas e igualitárias também destoam da maioria e fazem com que ganhe destaque, nem sempre de maneira positiva, na comunidade.
Onde assistir: Netflix
Classificação indicativa: 12 anos
5. As vantagens de ser invisível
Aborda questões como depressão, solidão e a importância da amizade como um fator de proteção contra o bullying. Charlie, um estudante do Ensino Médio que sofreu bullying durante a infância, enfrenta os desafios de fazer novos amigos numa nova escola.
Onde assistir: Netflix
Classificação indicativa: 14 anos
Leia também:
A crescente onda de violência e bullying nas escolas
Agressão virtual, estrago real