Artigos
Artigos

Cooperadores paulinos: comunicadores do Evangelho no meio do mundo

“Viver e comunicar Jesus Cristo, Mestre, Caminho, Verdade e Vida na cultura da comunicação”. Essas palavras sintetizam o carisma e a missão da Família Paulina, fundada pelo Bem-Aventurado Tiago Alberione, em 1914.

Motivado pelo exemplo do apóstolo Paulo que, para o anúncio do Evangelho, formou uma grande rede de cooperadores, Alberione desejou que entre os padres e religiosas dos institutos que formam a Família Paulina houvesse uma falange de leigos, homens e mulheres apaixonados por Cristo, que ajudassem a fazer o Evangelho penetrar em todos os recantos da sociedade.

Foto: Arquivo Pessoal Cooperadores

Assim, em 1917, nasceu a Associação Cooperadores Paulinos, que reúne leigos que desejam viver o carisma paulino segundo seu particular estado de vida.

Nos primórdios da Associação, a cooperação estava voltada para o apostolado dos meios de comunicação. Com o passar dos anos, o campo de cooperação dos cooperadores leigos se ampliou, abarcando os demais apostolados: litúrgico, pastoral e vocacional.

Como ressaltou o próprio fundador, os cooperadores paulinos são “pessoas que desejam melhorar sua vida cristã”, realizando a vocação recebida no Batismo, “enriquecendo-a com o espírito paulino”, por meio do apostolado da oração, das obras e das ofertas.

Foto: Arquivo Pessoal Cooperadores

O vínculo do cooperador com a associação se dá por meio da “promessa”, com a qual se expressa a vontade de viver os empenhos batismais na modalidade própria de cooperador no mundo com “cor paulina”.

Para isso, os candidatos passam por um período de formação, acompanhados pelas comunidades religiosas de uma das congregações da Família Paulina.

No momento da promessa, o cooperador pede a Deus para que, imitando São Paulo Apóstolo, com a graça de Deus, adquira o modo de ser de Cristo. “Desejo aplicar a mente, a vontade, o coração e as forças físicas, conforme meu particular estado de vida, para o anúncio e a difusão do Evangelho nas formas e no espírito da Família Paulina para a tua maior glória e a santificação minha e de meus irmãos e irmãs”, continua a fórmula da promessa.

Foto: Arquivo Pessoal Cooperadores

Atualmente, os cooperadores paulinos estão presentes em 37 nações, com cerca de 8 mil membros.

Após a celebração do centenário de sua fundação, em 2017, a associação está cada vez mais aprofundando a sua natureza e missão, retomando a leitura dos fundamentos de sua identidade no seio da Família Paulina, em profunda comunhão com os demais institutos paulinos e correspondendo cada vez mais os apelos atuais da Igreja para o laicato, como sujeitos eclesiais, discípulos e missionários de Jesus Cristo Mestre, Caminho, Verdade e Vida,  na sociedade.

Foto: Arquivo Pessoal Cooperadores

Para saber mais sobre os Cooperadores Paulinos no Brasil, acesse: https://www.facebook.com/cppeBrasil/


 

Site Desenvolvido por
Agência UWEBS Criação de Sites