A Solenidade do Santíssimo Corpo e Sangue de Cristo, mais conhecida como Corpus Christi, foi instituída pelo Papa Urbano IV no ano de 1264, para ser celebrada na quinta-feira após a Solenidade da Santíssima Trindade.
Seu caráter universal definitivo aconteceu a partir do século XIV, quando o Papa Clemente V confirmou a Bula de Urbano IV. Em muitos países, é transferida para o domingo seguinte. Um dia de manifestação pública da fé na presença real de Cristo na Eucaristia.
Foto: Juliene Barros
Através também da música os católicos exaltam a Eucaristia e exprimem sua adoração ao Sacramento do Amor. Diversos momentos, em torno da Solenidade do Corpo e Sangue de Cristo, podem ser embalados com boas músicas da playlist “Corpus Christi” disponível nas plataformas digitais:
- Adoração ao Santíssimo;
- Hora Santa;
- Confecção dos tapetes nas ruas e paróquias da cidade;
- Procissão;
- Santa Missa.
Na playlist “Corpus Christi”, você poderá conferir:
Em tua presença, Senhor | Jonny Mendes e Vida Reluz
Pelo Sangue de Jesus | Marília Mello
Tão Sublime Sacramento | Padre Zezinho, scj
Em memória de mim | Cantores de Deus
A força da Eucaristia | Ir. Miria T. Kolling
Te adoramos Jesus Mestre
En tu altar | Marcela Gael e Walmir Alencar
O trigo que se transforma no Pão do Céu
A Solenidade do Santíssimo Corpo de Deus é uma ocasião importante de celebração desta grande Verdade da fé católica e de atualização do que Jesus estabeleceu. Ele se utilizou do pão, algo do cotidiano do seu povo, quase insípido e incolor, para assinalar sua presença simples, mas totalmente concreta na Eucaristia.
Na Última Ceia, Cristo celebrou a páscoa hebraica, a libertação do povo do Egito, mas, sobretudo, instituiu a nova Páscoa, a nova libertação. Não mais da antiga escravidão, mas do pecado e da morte.
O pão é um dos alimentos essenciais de quase todas as culturas e gastronomias. Falando da terra onde Jesus viveu, o alimento também é parte essencial tanto da cultura árabe como da judaica. Entre os árabes, por exemplo, há o costume de se comer o chamado pão pita com homus, um alimento típico feito com grão-de-bico. Ou ainda a shawarma, produzida com pão de massa bem fina recheado com carne ou frango.
Já na tradição judaica, o pão está intimamente ligado à história de Israel, às festas e ao ciclo natural das produções agrícolas. Em Pentecostes, era celebrada a colheita do trigo e cevada, oferecidos a Deus como primícias após os 50 dias da Páscoa. O pão, portanto, sempre relacionado à experiência de ação de graças nas refeições e atividades diárias.
Ao se pensar na precariedade da cultura antiga do povo hebreu e em situações de guerras e invasões, que afetavam a dinâmica social, o pão simbolizava ainda a dependência de Deus. Já nos Evangelhos, o pão aparece nas cenas da multiplicação como um alimento fundamental e sinal de confiança em Deus. Depois, na Última Ceia, este elemento retorna e com um valor ainda mais elevado: a instituição da Eucaristia.
Deste modo, comprova-se que Cristo está em meio à humanidade a partir de um elemento muito simples, pobre e natural a fim de demonstrar de que Ele se faz presente para todos e não somente a uma categoria ou outra. Por isso mesmo, uma vida eucarística deve ser refletida nos gestos e na partilha do que cada um é e tem com os mais necessitados.
Tradições da festa do Corpo de Cristo
Além da participação na Missa no dia da solenidade, os fieis são convidados a realizarem momentos de adoração ao Santíssimo Sacramento presente nos tabernáculos do mundo inteiro. Muitas são as igrejas e santuários, por exemplo, com adoração perpétua e que realizam horas santas em preparação ao dia de Corpus Christi.
Uma tradição antiga muito comum no Brasil e herdada de Portugal é a decoração das ruas para a procissão de Corpus Christi. Sendo uma data de feriado nacional, diversas pessoas têm a oportunidade de enfeitar ruas centrais das cidades com quilômetros de tapetes feitos de serragem colorida, areia, pó de café, farinha, flores, entre outros materiais.
A criatividade dos traços e desenhos, a intensidade das cores e a destreza com os materiais reforçam ainda mais a cultura de fé do povo e sua busca de comunhão com o Senhor e com os irmãos.
Viva com intensidade esta data e utilize-se da música para festejar. Busque a playlist “Corpus Christi” e louve o Senhor com todo amor.