Notícias
Notícias

Cristo nos ensina a enxergar a nossa fraqueza e a nossa força!

Testemunho de grande fé e criatividade de Sandra, que convive com doença degenerativa

A designer, Sandra de Sena. Foto: Arquivo Pessoal

Em junho, quando celebramos o apóstolo Paulo, recordamos uma de suas exortações aos coríntios quando testemunha ter ouvido do Senhor: “Basta-te a minha graça, pois é na fraqueza que meu poder se manifesta. E é por isso que eu me alegro nas fraquezas, humilhações, necessidades, perseguições e angústias, por causa de Cristo. Pois quando sou fraco, então é que sou forte.” (2Cor 12,9-10).

Neste texto de Paulo apóstolo vemos retratado uma pessoa com a qual tivemos oportunidade de conversar: Sandra de Sena, 52, natural de Joinville (SC), atualmente mora com seus pais, em Canoinhas (SC) . Valeu muito a pena este encontro com Sandra, que foi desenhista freelancer por anos... Estava trabalhando como auxiliar administrativo na empresa, quando adoeceu.

Desenho feito pela Sandra de Sena. Foto: Arquivo Pessoal

Sandra conta sobre sua limitação

Ela nos contou, com muita espontaneidade e liberdade, que suas limitações físicas foram surgindo gradativamente, sem ela perceber. No entanto, as pessoas que conviviam diariamente com ela, viam que algo estava muito diferente. 

“Minha maneira de caminhar era um pouco desequilibrada, às vezes a fala era afetada, pois travava. Do lado esquerdo do corpo foi diminuindo a sensibilidade e com o passar dos meses, complicava. Mesmo assim, eu seguia minha rotina diária: família, trabalho e casa. Até que um dia, meus pais e colegas conversaram comigo, sugerindo uma consulta médica... e eu não queria ir. Achava que não era nada de mais.
Ledo engano. Depois de um bom tempo, passei mal e me levaram ao médico. Dois anos de exames e a investigação foi concluída”, contou Sandra.

Diagnóstico médico

A médica neurologista Karina Farah, atestou em 6 de dezembro de 2023: "A paciente Sandra de Sena faz acompanhamento neurológico regular com diagnóstico de Parkinsonismo atípico, atrofia de múltiplos sistemas, síndrome de Shy Drager CID 10, G23.12."

E acrescentou: "Paciente com bradicinesia e rigidez progressiva, associado à ataxia da marcha, disautonomia. Apresenta instabilidade postural, limitação importante, necessita de acompanhamento em tempo integral pelo risco de queda. Associa ainda sintomas de humor e alteração de sono.  Doença degenerativa progressiva, de curso inexorável", conclui a médica.

A mesma religião de Cristo, um belo testemunho de fé

Sandra, mulher de grande fé, falou-nos de sua confiança em Deus, de suas muitas dores e de seu olhar sempre voltado para Jesus na cruz, com o qual se identifica.
“Minha interação com Deus, que sempre foi importante e só me fez firmar mais a ideia que tenho Dele, em relação à sua criação.
Quando me perguntavam sobre minha religião, costumava dizer que era a mesma de Cristo. As pessoas ficavam me olhando, tentando entender... e eu não explicava. Queria que pensassem a respeito.
Enfim! Nesse processo vivido com as doenças, em meio às dores físicas diárias, eu sempre olho para Ele naquela cruz...
Cristo ensina tanto. Ensina a enxergarmos a nossa fraqueza, assim como a nossa força.
Quando compreendemos, um pouco que seja, esse Amor Dele por nós, não reclamamos (tanto), não tememos a morte física... confiamos e seguimos sem vitimismos”.

Como Sandra reage

Sem desanimar, Sandra faz o que pode, o que é muito! Diz ela: “Eu procuro me "polir" sempre, e tento fazer a parte que me cabe. Faço o que posso e como posso. Desenho quando consigo segurar um lápis… afinal, o ato de desenhar é uma forma de fisioterapia à parte, tanto motora quanto cerebral. E assim é!”

Desenho feito pela Sandra de Sena. Foto: Arquivo Pessoal

Ela, generosa e comunicativa que é, prontamente nos atendeu, mostrando-nos um pouco de sua expressiva arte em desenhos.

"Anjos" no caminho

Sandra recorda de algumas pessoas a quem chama de "seus anjos":"Minha neurologista Dra. Marina Farah, uma profissional exemplar, que faz o possível para amenizar o sofrimento de seus pacientes. Ela foi um anjo que apareceu em meu caminho e me acompanha regularmente. Ela, meus amados pais, a Adriana também, que é uma irmã estimada. Todos eles são meus anjos na terra, a quem devo extremo respeito e admiração eterna".

E podemos falar de suas conquistas? 

Sandra, respondendo a esta nossa pergunta, nos falando de seu segredo: a paz com Deus e as pessoas.
“Meus gostos sempre foram desenhar, ler. Sobre conquistas? Viver em paz com Deus e com todos que me cercam”

Contato

Sandra criou um canal no YouTube (@sandradesena) para quem quiser conhecê-la melhor e para “incentivar algumas pessoas que assim desejarem”.
 

Site Desenvolvido por
Agência UWEBS Criação de Sites