Foto: Freepik
Existia um escravo em uma fazenda, engenho de açúcar, em Curitiba, Paraná, chamado Zacarias. Zacarias, cansado da vida de escravo que levava, vê uma oportunidade de fugir. Porém, o fazendeiro contrata um capitão do mato que consegue encontrar Zacarias. No retorno para a fazenda, havia uma capela de Nossa Senhora Aparecida, e Zacarias pede para rezar para a santa, suplicando a ela o milagre de ser livre. E assim aconteceu: Nossa Senhora interveio por esse seu filho, fazendo as correntes caírem.
Negrinho do Pastoreio, uma criança de 8 anos escravizada e assustada, pede ajuda a Nossa Senhora para conseguir dormir e, quando perde os animais do fazendeiro, pede-lhe ajuda para encontrá-los e não sofrer um cruel castigo.
Santa Bakhita, negra, aos 7 anos de idade, foi raptada e vendida como escrava. O trauma foi tanto que não conseguia pronunciar seu nome, e os caçadores lhe dão o nome de Bakhita, a Sortuda/Afortunada. E, durante sua vida, foi comercializada como escrava algumas outras vezes.
Teve seu encontro querigmático já adulta, e seu encantamento por Jesus foi tanto que se tornou freira do convento da Congregação Filhas da Caridade de Santa Madalena Canossa, mesmo lugar em que conheceu Jesus e foi batizada, e ali trilhou o caminho da fé.
Bakhita, a Sortuda, viveu para ver suas correntes serem rompidas para sempre. E, por ter vivido, de maneira heroica e de modo simples, suas virtudes e seu tamanho amor a Deus e ao próximo, foi beatificada pelo Papa João Paulo II, no dia 17 de maio de 1992, e canonizada na festa de Santa Teresa de Lisieux, em 1º de outubro de 2000.
O que essas histórias têm em comum? Negros, escravizados, infância roubada. Uma grande fé e esperança de que sairiam dessa situação. Obtiveram milagres em suas vidas, as correntes que os prendiam caíram.
O dia 20 de novembro, Dia da Consciência Negra, é uma data para fazer memória da superação, da força, das histórias bonitas que envolvem os negros. Que as correntes que impedem de ir mais a Jesus, de olhar com amor para seu próximo, caiam. Peça a intercessão da Virgem Maria, porque ela acolhe as súplicas e as leva a seu Filho Jesus.
Essas e outras histórias você pode encontrar na Paulinas.
Sugestões de livros
Cabelindo
Outros contos africanos para crianças brasileiras
Meu nome é Mashala
Amores em África
Livros de novena e da história de Nossa Senhora Aparecida