Música

Dia Mundial da Música: sua companhia e cura

Neste 1º de outubro, é dia da música dar o seu tom! Confira como ela é uma grande companhia do nosso dia a dia e como ela tem a capacidade de voltarmos a nós mesmos

Foto: Juliene Barros

Neste 1º de outubro, é dia da música dar o seu tom! O mês começa com a celebração do Dia Mundial da Música, a linguagem mais universal de todas. Não há dúvidas de como ela está presente em nosso dia a dia. Muito dificilmente alguém não goste de música!

Ela nos acompanha desde o amanhecer, até mesmo se for usada como despertador. A música dedilha cada momento do cotidiano: ouvimos no caminho para a escola, trabalho ou na academia. Para alguns, uma grande ajuda para estudar e se concentrar. E claro, para rezar, meditar e descansar.

Para muitas dessas atividades a playlist Universo Paulinas pode fazer parte do seu caminho e está disponível nas plataformas digitais. São grandes sucessos da Paulinas-COMEP que marcam vidas e gerações.

Por fim, pode-se ainda considerar algo importante muito no Dia Mundial da Música: as canções não têm apenas uma função “utilitária”, mas têm a capacidade de nos curar e de voltarmos a nós mesmos.

É o que nos ensina Karla Fioravante, do grupo Cantores de Deus, que além de cantora é psicóloga e musicoterapeuta.Tem especializações em Psicopatologia pela USP e Sexualidade Humana pelo IPq e Pérola Byngton; e pós-graduanda em Filosofia e Autoconhecimento pela Pontíficia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).

Karla Fioravante (Foto: Juliene Barros)

Confira o que ela nos explica:

Você já parou pra pensar que sua vida tem uma trilha sonora? Desde que nascemos, sempre uma ou mais músicas acompanham os capítulos da nossa história. São movimentos em nós de desenvolvimento

As canções passam a fazer parte das nossas memórias afetivas e, ao escutá-las, vêm à tona diversos sentimentos, além de recordarmos pessoas, locais, cheiros e vivências. De nota em nota, a música nos enche de experiências:

  • Ela tem o poder de nos fazer reviver aquele instante passado e enche o coração de emoções;
  • É intensa e, tal como as vibrações musicais, somos seres também sonoros. Cada um tem o seu próprio som antes mesmo de abrir os olhos para a vida como nos batimentos cardíacos. Capturamos ainda diversos sons quando somos gerados no ventre de nossas mães. Além disso, sonoramente, o nosso corpo sinaliza fome e vontades;
  • É transformadora! Quando ouvimos uma canção, voltamos nossos pensamentos para dentro, para a nossa alma. Tocamos em nossas dores e faltas também, e a música nos acalenta quando nos entregamos a viver aquele momento como uma lembrança ou um aprendizado. Assim, a música passará a ser como “aquela que marcou o acontecido”, que foi superado, vivido, escutado;
  • A música é saudade de quem já se foi. É choro quando uma vida nasce. É celebração com amigos. É festa em uniões. É estímulo para limpar a casa. É ritmo para dançarmos sozinhos em casa. É oferecimento ao Deus da vida através da melodia, harmonia, ritmo e letra.

Deixe-se tocar. Somos instrumentos da nossa própria música e, com ela, a vida se torna mais leve, profunda e inesquecível!

Site Desenvolvido por
Agência UWEBS Criação de Sites