A Paulinas Editora passa a oferecer no Brasil a publicação do Documento Final da XVI Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos, que marca um marco no caminho sinodal iniciado em 2021.
Com o tema Por uma Igreja Sinodal: comunhão, participação, missão, o documento sintetiza as reflexões e debates realizados ao longo de todo o processo e oferece diretrizes para o futuro da Igreja, buscando aprofundar o compromisso com a comunhão, promover uma maior participação e impulsionar a missão confiada ao povo de Deus.
Dividido em 155 números e estruturado em cinco partes, o documento apresenta um panorama abrangente sobre o itinerário sinodal.
Os tópicos principais incluem: o chamado à conversão pelo Espírito Santo, a transformação das relações, a renovação dos processos, o fortalecimento dos vínculos e a formação de uma comunidade de discípulos missionários. Esses aspectos, delineados à luz da escuta do povo de Deus e do discernimento dos pastores, refletem o desejo de uma Igreja mais inclusiva, corresponsável e missionária.
Um ponto de destaque no documento é o apelo à ampliação da participação dos fiéis leigos, homens e mulheres, em resposta às demandas pastorais do mundo contemporâneo.
Segundo o número 77, é necessário explorar novas formas de serviço e ministério, reforçando a colaboração e a corresponsabilidade diferenciada. Essa orientação sublinha a necessidade de uma Igreja que reconheça e valorize os dons e talentos de todos os seus membros, em todas as esferas de atuação.
O Documento Final também evidencia os frutos de um itinerário conduzido pelo Espírito, orientado pela sinodalidade como forma de ser e agir da Igreja.
Por meio de um processo de escuta atenta e discernimento coletivo, a Assembleia Sinodal buscou responder aos desafios de nosso tempo, reforçando o compromisso com uma Igreja em saída, que prioriza a inclusão e o diálogo com as diversas realidades.
Com a publicação do Documento Final, a Igreja reafirma seu compromisso em viver a sinodalidade como caminho permanente de renovação.
Os próximos passos dependem do envolvimento de todos os fiéis, na vivência da comunhão, na promoção de uma participação ativa e no cumprimento da missão evangelizadora. Trata-se de um convite à conversão e à corresponsabilidade, na busca de uma Igreja cada vez mais fiel ao Evangelho.
Sobre o livro
Título: Por uma Igreja sinodal: comunhão, participação, missão / Documento final: Sínodo 2021-2024
Autor: Papa Francisco - XVI Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos
Editora: Paulinas
Assuntos: Sínodo 2021-2024