Música

Dois Zés, uma mesma missão

No dia do compositor brasileiro, conheça as semelhanças entre dois “Josés” da música católica, Padre Zezinho, scj, e Zé Vicente

Zé Vicente e Pe. Zezinho, scj. Foto: Juliene Barros


Eles têm o mesmo nome na certidão de batismo, José. Possuem o mesmo onomástico, São José, pai adotivo de Jesus.

Valorizam as suas raízes mineiras e nordestinas, e trazem para a vida os aprendizados que tiveram em suas famílias, e no coração, as memórias do pai e da mãe. Ambos receberam uma missão de Deus, disseram SIM a este chamado, “por causa de um certo Reino”.  

E, as coincidências, não param por aí, possuem uma canção com o mesmo título, “Utopia”. 

Vale recordar um trecho desta composição de cada um deles:

Utopia (Pe. Zezinho, scj)

Das muitas coisas
Do meu tempo de criança
Guardo vivo na lembrança
O aconchego do meu lar

No fim da tarde
Quando tudo se aquietava
A família se ajuntava
Lá no alpendre a conversar

Utopia (Zé Vicente)

Quando o dia da paz renascer 
Quando o Sol da esperança brilhar
Eu vou cantar

Quando o povo nas ruas sorrir
E a roseira de novo florir
Eu vou cantar

Todo católico, com certeza, já ouviu e cantou as músicas do Pe. Zezinho, scj, e do Zé Vicente em algum momento da sua caminhada na Igreja, seja nas missas, no grupo de jovens, na catequese, movimentos sociais, em encontros, romarias, retiros, etc. Só basta começar, que as pessoas saem cantando, pois estão no repertório do povo. 

São tantas, que mencionaremos apenas algumas delas: As do Pe. Zezinho, scj: Oração pela família, Um certo Galileu, Maria de Nazaré, Maria de minha infância, Um coração para amar, Vocação, Amar como Jesus amou, Minha vida tem sentido...

As do Zé Vicente: Missão de todos nós, Tua palavra É, Ofertório das comunidades, Quem disse que não somos nada, Baião das comunidades, Povo novo, Deus nos abençoe, Pão em todas as mesas, Nas Horas de Deus, Amém!, É bonita demais...

Canções que são famosas e se espalharam de norte a sul do Brasil, e também ganharam sucesso internacional, antes mesmo do surgimento das redes sociais digitais e das plataformas de streaming de música.

Composições que cantam a fé, a esperança, a solidariedade, a paz, e pela atualidade das letras, falam muito até hoje.

Além disso, os dois compositores, são ligados pelo vínculo da estima recíproca e pela gratidão. Pe. Zezinho, scj, foi quem apresentou Zé Vicente para a gravadora Paulinas-COMEP.

O mesmo encontro, há 38 anos, em agosto de 1986, voltou a se repetir, no dia 16 de agosto de 2024. 

Zé Vicente recorda aquele dia que conheceu o Pe. Zezinho, scj: “Antes de me apresentar, nossas gerações, da década de 60 para cá, cantamos Pe. Zezinho em nossa catequese, nas missas, nos nossos encontros de grupos de jovens. Nós, na roça, já cantava: Estou pensando em Deus, Maria de Nazaré, essas primeiras canções dele, eu acho que ali, ele já chegou em nossas almas, em nossas vidas, mas eu nunca imaginei que um dia, ia chegar a São Paulo, para gravar músicas que eu iria compor, uma década depois. Quando comecei, em 1981, em Crateús (CE), fiquei 10 anos naquela Diocese, o qual foi o ponto de partida, por ser uma Diocese profética, comunitária e missionária.  As músicas nascem daquela realidade, e quando a Verbo Filmes me convida para gravar o primeiro disco, primeiro LP, em agosto de 1986, de repente, ele chega lá, na Gravadora da Verbo Filmes, aqui em Santo Amaro (SP). Eu o conheci pessoalmente e convivi aquela tarde inteira e depois, ele me convidou para conhecer os estúdios da COMEP, em São Paulo, das Paulinas. Aqui ele fez a apresentação, brincante, forte, e desafiou as irmãs para trabalhar comigo. E foi a entrada, eu sou grato eternamente”, partilha o compositor. 

Confira no vídeo abaixo a mensagem do Pe. Zezinho, scj, dirigida ao amigo Zé Vicente, por ocasião dos 70 anos de vida do cantor, celebrado em março de 2024.

O sacerdote se dirige ao compositor como um irmão e destaca algumas semelhanças entre eles: missionários, catequistas, místicos, preocupados com as dores do povo.

Mensagem do Zé Vicente nos 80 anos do Pe. Zezinho, scj

 

Neste dia do compositor, escute as playlists dos grandes sucessos de ambos, e não esqueça de adicioná-las em suas favoritas, caso ainda não estejam. Boa música!
 

Site Desenvolvido por
Agência UWEBS Criação de Sites