Artigos
Artigos

Eleições municipais e o meio ambiente

Foto: Freepik

Neste artigo, Roberto Malvezzi, o Gogó, nos ajuda a refletir sobre descentralização do cuidado com o meio ambiente para os municípios, argumentando que, apesar dos benefícios teóricos, a realidade é mais complexa. Em muitos casos, os prefeitos e vereadores estão suscetíveis à pressão de grupos econômicos que prejudicam o meio ambiente.

Para solucionar esse problema, Gogó sugere que os municípios potencializem o Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (COMDEMA) , que poderá elaborar políticas ambientais, fiscalizar a aplicação da legislação e promover a educação ambiental. O COMDEMA depende da vontade política dos prefeitos e vereadores.


Do artigo, podemos levantar algumas perguntas para reflexão:

* Como garantir que os prefeitos e vereadores priorizem o meio ambiente, mesmo diante da pressão de grupos econômicos?
* Como fortalecer o COMDEMA para que ele desempenhe seu papel de forma eficaz?
* Como podemos mobilizar a sociedade civil para participar da luta pela proteção do meio ambiente?

Ações sugeridas

* Votar em candidatos que se comprometem com a proteção do meio ambiente. 
* Participar de conselhos e grupos de trabalho que discutem questões ambientais. 
* Apoiar organizações que trabalham pela proteção do meio ambiente.

Conclusão

A descentralização do cuidado com o meio ambiente é um desafio complexo que exige a participação de todos. Ao potencializar o COMDEMA e mobilizar a sociedade civil, podemos contribuir para a proteção do meio ambiente em nível municipal.

 

Roberto Malvezzi, graduado em Filosofia, Teologia e Estudos Sociais. Membro da Comissão Especial de Ecologia Integral e Mineração – CNBB. Membro da Equipe de Assessoria da REPAM-BRASIL – CNBB. Escritor e Compositor. Concorreu com Targino Gondim e Nilton Freitas ao Grammy Latino na categoria Raízes da Língua Portuguesa, em 2022, com o CD “Belo Chico”, disponível no Spotify e outras plataformas digitais.

Site Desenvolvido por
Agência UWEBS Criação de Sites