Artigos
Artigos

Em tempo de amizade social 

A beleza da amizade social de que fala e promove o Papa Francisco

 

O que tem a ver com amizade social? A paz e o amor, a dimensão da escuta e da relação comigo mesmo com o próximo, Deus e o mundo.

Também, alegria, caridade, justiça, compaixão e outros tantos bens como, reconciliação fraternidade, silêncio, autenticidade, constância, amor-serviço, esperança... relações verdadeiras, sonhos, família, comunidade, o mundo e tudo que existe. Esses valores fortalecem os vínculos de fraternidade e amizade social em toda pessoa humana. 

Ao contrário, ambição, incoerência, insensibilidade exclusão, indiferença, mau uso do poder, ciúme, inveja, pobreza, miséria, insensibilidade ferem a vida.

Por isso, o amor é a substância principal da criativa arte de viver, porque rompe com todas as formas de divisões nas relações. Portanto, sonhar a beleza da amizade social no coração humano, é salutar para todas as pessoas sem distinção. São diversas as formas de amizade social, desde a prática da caridade até os gestos e palavras construtoras da integralidade humana. 

Encontramos muitos testemunhos de pessoas que sentem arder o coração pela missão que desenvolvem em relação ao cuidado com os outros, nas diversas atividades porque experienciam em suas vidas o amor gratuito de Deus. “Participar da obra criadora, prestando nossa contribuição para o bem comum a partir das capacidades que recebemos” (CV 253). Isso é sonhar com um mundo mais humanizado onde o bem comum está acima dos próprios interesses. 

O amor é a base, poderíamos empenhar-nos para criar uma cultura do amor. Você pode ser um construtor do edifício do diálogo e da amizade sustentável em todas as dimensões da existência humana. A lei da vida é o amor, valorizar a vida é um bem supremo, essa é a chave do respeito e da dignidade da vida humana. 

É no coração onde nasce todo desejo de bem. Este é o único caminho que humaniza e dignifica a vida, por isso, compreende-se que igualdade não é dissociada de fraternidade. Para alcançar um coração virtuoso podemos começar usar a força das palavras que geram vida, combatendo desta maneira comportamentos que ameaçam a vida, a sua e a do próximo, sem contar o Planeta e todos os seres que existem.

Foto: Pexels

Desta forma deixar morrer o ódio, a violência e exaltar a beleza do mundo criado, o dom precioso da vida, a imagem do amor mais puro e verdadeiro. Que se contemplem as realidades construindo história com um olhar de quem ama existir neste universo cósmico com os outros. Que se transformem em ações que promovam o bem, a fraternidade que gera paz e segurança para todas as pessoas e não somente para uma minoria. 

Vivemos num mundo dominado pelo progresso tecnológico, as redes sociais e os outros instrumentos de comunicação têm alcançado seu apogeu.

Neste sentido, sabemos o quão desafiante é promover a cultura do viver juntos onde todos se sintam irmãos e irmãs, onde se pode criar uma caravana solidária que faz “sair de si mesmo para unir aos outros faz bem”. (Cf. EG 87). Uma obra só é feita se muitos trabalhadores fizerem a sua parte, então é assim a construção da amizade social. 

A amizade social está no seu ato bondoso e caridoso de estender sua mão para resgatar o melhor do outro. Por isso, se fala do ‘amor político’, símbolo do grau mais alto da caridade porque representa a imagem clara e eficaz do amor, ou seja, um ato de humanidade. Então, o amor é o ato mais elevado do que chamamos amizade social, critério fundante de todas as escolas e opções de vida, sem amor nada somos. 

Então, qual é o paradigma da amizade social? As boas obras, as palavras edificantes, a valorização da vida, a humildade, a amorosidade, a empatia e tudo que agrada a Deus. Está presente em todos os gestos e ações que reconhecem a vontade de Deus. Esta dimensão sacramental de amizade e aliança de amor só se faz com respeito, bondade, inclusão, cuidado e nas relações sinceras. Era assim que Jesus fazia ao ir ao encontro das pessoas do seu tempo.  

Com o coração e  a consciência da sua missão, ele enfrentava os conflitos de sua época por causa do Reino.  Foi desta forma que Cristo nos ensinou ser amigos. 

Já é tempo de amizade social. O sol se pondo é um convite a olhar além das suas extremidades, porque um novo sol há de brilhar amanhã. Ficai desperto, já é hora de decidir pelo amor. Alegrai-vos com quem está perto, pois o sonho se torna realidade; o olhar, o sorriso que brilha na festa da amizade. 

A fraternidade quer se fazer presente, na mesa, no trabalho árduo do trabalhador, nas famílias, no sonho das crianças, no cuidado do meio ambiente, na vida dos idosos e dos casais, na diversidade de culturas. Eis que o céu anuncia, através da imagem do arco-íris, que a  beleza da amizade está entre nós. (Inspirado no texto base da Campanha da Fraternidade – 2024)

 

Leia mais: Como construir uma amizade social

 

Produtos Paulinas sobre o tema:

Fraternidade e Amizade Social 

Carta Encíclica Fratelli Tutti - doc. 210

 

Irmã Gabrielle Bezerra é religiosa da Congregação das Irmãs Paulinas, e possui graduação em Teologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUCRJ).
 

Site Desenvolvido por
Agência UWEBS Criação de Sites