Frequentemente usamos a palavra “encantamento” para nos referirmos a algo que nos chama atenção, que faz vibrar nosso coração, e isso de algum modo gera em nós uma sensação de felicidade ou provoca algum sentimento de admiração, alegria ou impressões agradáveis por algo ou alguém.
É a partir dessa compreensão da ideia de encantamento, que poderíamos nos perguntar: o que me encanta na vida? O que faz vibrar meu coração?
Se dermos um passo mais adiante nesta reflexão com o viés cristão, encontraremos inúmeros elementos que podem ser motivos de encantamento na vida do ser humano. Estamos nos referindo ao centro da fé cristã: a pessoa de Jesus. Daí nasce uma pergunta que é o objetivo desta reflexão.
O que faz uma pessoa se encantar por um homem que viveu há mais de 2 mil anos? Se visitarmos os textos bíblicos, sobretudo, os evangelhos observaremos inúmeros casos de pessoas que se encantaram por Jesus, por seu olhar, sua palavra, seu modo de vida, a ponto de deixarem tudo e irem com aquele jovem missionário que sempre estava caminhando e chamando pessoas a segui-lo.
Vem e segue-me!
Os quatro evangelhos, ao apresentar o início da vida pública de Jesus, mostram que João Batista foi a primeira pessoa que se encantou com o mesmo. Na narrativa do batismo, João reconhece que Jesus é aquele que devia vir, e numa tamanha atitude de encantamento, o Batista mostra aos seus discípulos que é aquele que eles devem seguir (cf. Jo 1,29-32).
Nos capítulos seguintes deste evangelho vemos uma série de encontros de pessoas que, ao ouvirem a voz do Mestre ou serem tocadas pelo seu olhar, ficaram encantadas, ao ponto de mudarem totalmente de vida e peregrinarem com ele. É a força do convite “venham e vejam” (cf. Jo 1,39), convite esse tão forte que contagiava o grupo de amigos pescadores, fazendo com que os mesmos comunicassem essa novidade uns aos outros.
O que explica tamanha atração diante de um convite de um estranho, que nem sequer explica como será essa caminhada? A fé. É somente a fé que faz uma pessoa “dar um salto no escuro” diante do desconhecido. A fé atrai, encoraja, permite o ser humano arriscar, confiar em algo maior, que a lógica humana não alcança.
Irmãs Paulinas: Da esquerda para a direita: Ir. Bárbara, Ir. Goretti, Ir. Sheila e Ir. Alexsandra. Foto: Ivonete Kurten,fsp
A fé e o encanto nos encorajam
Por isso, caro leitor(a), ao ler este texto eu o convido a recordar ou procurar nos evangelhos as várias passagens que mostram as pessoas que se encantaram por Jesus. Quem eram elas? Como viviam? O que Jesus lhes ofereceu ao ponto delas deixarem tudo para o seguirem?
Vejamos alguns exemplos através das passagens bíblicas:
- Mt 4, 18-25; Mt 9, 9-13; Mc 3, 7-19; Lc 5, 1-15; Jo 1, 35-51; Jo 4, 1-39.
Após ler estes textos sugeridos, convido você a refletir: O que me encanta na pessoa de Jesus? Que experiência já tive com ele em minha vida? O que mudou?
Se você conseguiu ler esses trechos bíblicos e refletiu também sobre a sua experiência com Jesus, com certeza algo novo nascerá a partir deste momento. E é isso que importa: ressignificar os fatos da vida para que ela ganhe cada vez mais sentido e nos torne pessoas encantadas pelo Mestre que chama.