Notícias
Notícias

Encontro reúne bispos responsáveis das Conferências Episcopais para a Pastoral da Mobilidade Humana 

Foto: Miguel Ahumada

Encontro reúne bispos responsáveis das Conferências Episcopais para a Pastoral da Mobilidade Humana Realizou-se em São Paulo (SP), no Brasil, nos dias 22 e 23 de novembro de 2023, o primeiro "Encontro com os bispos responsáveis das Conferências Episcopais para a Pastoral da Mobilidade Humana". Junto com bispos, participaram também a Direção Geral e as Direções Regionais e Provinciais da Congregação dos Missionários de São Carlos (Scalabrinianos). E participou, ainda, o Padre Fábio Baggio, Subsecretário do Dicastério para o Serviço do Desenvolvimento Humano Integral da Santa Sé, no Vaticano. 

O encontro ocorreu num espaço histórico para a solicitude aos migrantes e refugiados no Brasil - junto ao Instituto Cristóvão Colombo (ICC), que há mais de 120 anos acolhe os órfãos de migrantes, e ao Instituto de Teologia de São Paulo (ITESP). O evento está em sintonia com a voz e os gestos proféticos do Papa Francisco, e sua atenção particular para com os migrantes e refugiados de todo planeta.

Estiveram presentes 15 bispos de vários países e de todos os continentes, representando de forma especial os países onde atuam os missionários scalabrinianos junto à Pastoral dos Migrantes. 
Ao lado dos bispos, estiveram presentes também os sacerdotes religiosos scalabrinianos que trabalham junto aos migrantes, refugiados e marítimos dos diversos países de todo o mundo.

O principal objetivo do encontro foi identificar as convergências, os desafios e as propostas entre a Congregação Scalabriniana e as respectivas Conferências Episcopais, sobre a temática do fenômeno das migrações. As migrações hoje, mais do que nunca, interpelam as Igrejas Locais e as Congregações e institutos que têm esse carisma da solicitude pastoral ao povo sem raiz e sem pátria, população crescente na economia globalizada.
 

Pe. Alfredo J. Gonçalves é sacerdote da Congregação dos Missionários de São Carlos (scalabrinianos), cujo carisma é atuar com migrantes e refugiados. Durante 5 anos, foi assessor do Setor Pastoral Social da CNBB, depois Superior Provincial e Vigário Geral na Congregação supracitada. Hoje, exerce a função de vice-presidente do Serviço Pastoral dos Migrantes (SPM). Recentemente lançou o livro Retratos da Metrópole, organizado pela Missão Paz.

Site Desenvolvido por
Agência UWEBS Criação de Sites