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O Transtorno Opositivo Desafiador (TOD) é um diagnóstico que tem ganhado destaque nos debates sobre saúde mental infantil e comportamental.
Muitas vezes confundido com simples falta de educação ou birra, o TOD é, na verdade, um transtorno disruptivo comportamental que exige atenção médica, terapêutica e familiar.
Para esclarecer as principais características dessa condição e diferenciá-la de outros transtornos, como o Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), entrevistamos o professor Wilson Candido Braga, renomado especialista no tema e autor de obras publicadas pela Paulinas Editora.
De acordo com o professor Wilson, o TOD se manifesta principalmente em crianças entre 5 e 10 anos de idade, apresentando comportamentos marcados por oposição constante às regras e expectativas alheias. Essas crianças tendem a agir de forma impulsiva, irritadiça e até mesmo vingativa, desafiando limites de maneira recorrente.
Diferentemente do TDAH, que faz parte dos transtornos do neurodesenvolvimento, o TOD está relacionado a questões comportamentais influenciadas tanto por fatores genéticos quanto ambientais. “Não é apenas uma fase ou teimosia; é um transtorno real que pode levar ao isolamento social e a dificuldades mais graves, como transtornos de conduta, se não tratado precocemente”, explica o especialista.
Um ponto crucial destacado pelo professor é a importância do papel da família e da escola no manejo do transtorno. No ambiente doméstico, é comum que crianças com TOD assumam o controle das regras, desrespeitando horários e impondo suas vontades. Por isso, os pais precisam estar alinhados, estabelecendo limites claros e consistentes.
Na escola, os educadores devem ser firmes ao definir normas e lembrar constantemente as regras aos alunos. “A criança com TOD precisa de rotinas bem definidas e atividades que sejam atrativas para mantê-la engajada, já que ela perde o interesse facilmente”, ressalta Wilson Candido Braga.
O diagnóstico e o tratamento do TOD também envolvem abordagens multidisciplinares. Além de intervenções medicamentosas, como estimulantes para controlar impulsividade e agitação motora, são fundamentais terapias comportamentais e acompanhamento psicológico. O especialista enfatiza que 65% dos casos de TOD estão associados ao TDAH, o que torna ainda mais complexo o manejo desses transtornos.
Professor Wilson Candido Braga, especialista em inclusão educacional e autor de Paulinas Editora. Foto: Marco ASA
“É essencial que os profissionais estejam preparados para identificar sintomas e encaminhar para os serviços adequados, garantindo que a criança receba o suporte necessário para evitar complicações futuras, como comportamentos antissociais na vida adulta”, alerta.
Por fim, o professor Wilson Candido Braga destaca a relevância de materiais educativos para disseminar conhecimento sobre o TOD e outros transtornos.
Autor de livros como “Autismo: azul e de todas as cores” e “Inclusão Socioeducacional”, ele reforça que o entendimento dessas condições é o primeiro passo para promover inclusão e reduzir preconceitos.
“Compreender o TOD e outros transtornos é fundamental para que famílias, escolas e comunidades possam oferecer ambientes acolhedores e estruturados, ajudando essas crianças a se desenvolverem plenamente”, conclui.
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Seu trabalho editorial busca capacitar educadores, pais e cuidadores, proporcionando ferramentas práticas para lidar com os desafios do dia a dia.
Livros do professor Wilson Candido Braga lançados pela Paulinas Editora:
Autismo: azul e de todas as cores - O livro pretende esclarecer pais e profissionais da saúde e da educação acerca do Transtorno do Espectro Autista a partir da neurociência.
Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) - Este livro apresenta-se como uma referência para pais, professores e demais responsáveis pelos cuidados das crianças, com muitas informações claras, diretas e dicas práticas de intervenção, de modo a facilitar o processo de identificação precoce e a busca por serviços de orientação, encaminhamentos e estratégias que viabilizem a dinâmica de construção de saberes e de convivência social, educacional e familiar. Tais orientações visam garantir melhor desempenho do aluno com TDAH.
Deficiência intelectual e síndromes infantis - Esta obra traz um elenco e a descrição dos transtornos do desenvolvimento intelectual e das síndromes mais comuns na infância e adolescência que necessitam de atendimento especializado e multidisciplinar, visando à evolução global e avanços que garantam melhor qualidade de vida e capacidade de autonomia para uma vida independente.
Inclusão socioeducacional: conhecimento é o primeiro passo - Este guia básico sobre inclusão socioeducacional oferece orientações simples, direcionadas aos profissionais da educação, da catequese, da saúde e de outras áreas que, de alguma forma, precisam e devem ajustar seu plano de trabalho para melhor atender às necessidades das pessoas com deficiências, transtornos ou dificuldades de ordem geral, por uma condição temporária ou permanente.
Os livros podem ser adquiridos em todas as Paulinas Livrarias do Brasil, no site, pelo 0800 70 100 81 ou pelo WhatsApp (11) 97204-2814.