“Cada dia cresce em nossa realidade a indústria do lazer, dos esportes, da moda, dos parques temáticos, a televisão, a internet, as mídias sociais, agora, a inteligência artificial. Com a mesma intensidade crescem também a solidão, o narcisismo, a violência, o cansaço, o desânimo, a depressão, a fome, o preconceito, os desencontros, o estresse, a ansiedade, a corrupção, as guerras, o desemprego, as divisões. Como a Igreja contribui para que as pessoas não apenas superem tudo isto, se tornem excelentes profissionais, e vivam como pessoas realizadas uma vocação?” – Pergunta recebida de João Pedro, de Mogi das Cruzes (SP)
Agradecemos pela sua pergunta, tão abrangente, João Pedro.
O Portal Paulinas procura sentir e acolher as carências e toda dor das pessoas e do mundo, para oferecer, como Igreja em saída, reflexões e respostas que venham despertar mais vida. Jesus disse que veio para “que todos tenham vida abundante”. Nós também! Com o Mestre, Caminho, Verdade e Vida, podemos acolher e dizer: “Vinde a mim, vós todos que estais aflitos sob o fardo, e eu vos aliviarei.” (Mt 11,28)
É verdade, hoje, muitas pessoas têm oportunidade para se formar e se tornarem excelentes profissionais. Mas, nem sempre se tornam pessoas felizes e realizadas em sua vocação. Todos os dias, em especial no mês de agosto, a Igreja nos convida a refletir sobre isto. Desta forma, a cada domingo nos propõe refletir sobre uma das vocações, inclusive a própria:
- No 1º domingo, a vocação sacerdotal;
- No 2º domingo, a vocação da família;
- No 3º domingo, a vida consagrada;
- No 4º domingo, as vocações leigas;
- E no 5º domingo, celebra-se o dia do catequista.
O Portal Paulinas oferece artigos sobre estas diferentes vocações, o que pode ajudar a quem deseja encontrar e cultivar a sua.
O tema deste mês apresenta a Igreja como uma sinfonia de vocações, pela diversidade e complementariedade de todas elas. Não deixe de acompanhar.
Comece pelo artigo: Você tem um chamado