"Estou realmente buscando servir a Deus. E preciso de discernimento e sabedoria. Pessoas de minha família buscam Jesus Cristo, mas não deixam hábitos antigos. Um dos meus filhos diz que vai à missa aos domingos, mas na verdade, não vai. Mora com a namorada e diz que vão se casar. Meu esposo colabora na comunidade, participa das missas, mas assiste programas como Big Brother. Difícil dialogar. Se eu questiono, temos discussões. Silencio e rezo. Repugna-me, porém, esta incoerência" - Vera Lúcia – Palmas (TO)
Querida Vera Lúcia
Muito lhe agradecemos pela sua confiança.
O que você descreve sobre sua casa acontece em diversas famílias. Infelizmente!
Hoje assiste-se a uma realidade que se define como família disfuncional. São muitas as famílias em que as necessidades materiais, sociais, espirituais, afetivas e culturais deixam de funcionar corretamente. Tornam-se disfuncionais.
Surgem então, dentro do ambiente familiar, pessoas com diversos problemas. As pessoas se confrontam, relacionam-se com omissões, mentiras que, ao longo do tempo, se intoxicam, desgastam a relação familiar e perdem-se ou enfraquecem valores, rompendo até o vínculo afetivo.
Sem contar a perda de valores religiosos e éticos e a ausência de sintonia de interesses e vivências. Como você diz, esta incoerência causa repugnância em quem quer um relacionamento aberto, sereno, saudável.
Graças a Deus, Vera, na sua família está você, como um para-raios, para buscar ajuda, alertar, rezar, convidar, propor uma postura coerente com o Evangelho. Nas comunidade e Igrejas existem propostas interessantes. Por exemplo: a Pastoral Familiar, o Movimento de Casais, grupos de oração que se apoiam. São ajudas muito boas.
O papa Francisco nos anima, propondo duas atitudes: oração e amor. O Pontífice afirma “Como é poderosa a oração! Não percamos jamais a coragem de dizer: Dai-nos, Senhor, a vossa paz!”
E diz ainda, qual é o segredo da vida cristã: "O segredo da vida cristã é o amor. Só o amor preenche os vazios, os turbilhões que o mal abre nos corações”.
Acredito que, com estas duas atitudes - oração e amor -, o testemunho é muito importante. O diálogo também é indispensável. Continue fiel, buscando a harmonia.
Para você, apresentamos também a Oração à Sagrada Família, do papa Francisco. Reze-a, diariamente, pensando em sua família e em outras que passam por situações semelhantes. Divulgue esta oração entre pessoas amigas. Deus a abençoe!
Oração à Sagrada Família
Jesus, Maria e José,
em Vós, contemplamos
o esplendor do verdadeiro amor, a Vós,
com confiança, nos dirigimos.
Sagrada Família de Nazaré,
tornai também as nossas famílias
lugares de comunhão e cenáculos de oração,
escolas autênticas do Evangelho
e pequenas Igrejas domésticas.
Sagrada Família de Nazaré,
que nunca mais se faça, nas famílias, experiência
de violência, egoísmo e divisão:
quem ficou ferido ou escandalizado
depressa conheça consolação e cura.
Sagrada Família de Nazaré,
que se possa despertar, em todos, a consciência
do caráter sagrado e inviolável da família,
a sua beleza no projeto de Deus.
Jesus, Maria e José,
escutai, atendei a nossa súplica.
(Papa Francisco)